Um cãozinho deixado na sacada do apartamento de um prédio está chamando a atenção de moradores do local e também de quem passa pela esquina das Ruas Andrade Neves e Vinte de Setembro, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, área central de Caxias do Sul.
Os latidos agonizantes do bichinho podem ser ouvidos há várias quadras de distância. O morador de um dos prédios próximo contou que desde é desde a última sexta-feira que o cachorro está latindo sem parar.
Os moradores do condomínio acionaram a Brigada Militar na tarde deste domingo (11), para averiguar a situação, entretanto, como não foi identificado em qual o apartamento está o cachorro, e não houve a configuração de maus tratos, apenas uma ocorrência de perturbação foi registrada pelos policiais.
Uma moradora indignada com a situação tentou também acionar o Corpo de Bombeiros, mas de acordo com ela, a resposta dada foi de que eles também não teriam como ajudar a resgatar o animal.
“Ele late sem parar. A gente na agonia não sabe o que fazer, já ligamos para os bombeiros e até uma guarnição da Brigada Militar esteve aqui, mas disseram que não podem fazer nada. E agora por causa do feriadão a gente não sabe até quando ele vai ficar latindo”, conta.
Mudança na Lei de Crimes Ambientais
Em 29 de setembro de 2020 houve uma alteração na Lei de Crimes Ambientais que tornou possível a prisão em flagrante de quem comete o crime de maus tratos contra cães e gatos, tendo a pena aumentada para até 5 anos de reclusão.
O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais.
Como denunciar
As denúncias de maus tratos contra animais podem ser feitas pelo Disque Denúncia 190 ou em uma delegacia mais próxima.
Confira as imagens do local: