A equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM), realizava o patrulhamento ostensivo e preventivo na quinta-feira, dia 15 de fevereiro, quando, na Linha Baggio, interior do município de São José do Ouro, encontrou um cão abandonado na estrada.
Os policiais militares avistaram o cachorro, de porte grande, porém debilitado e extremamente magro, com sinais de caquexia. O cão parecia estar perdido, andando em círculos e desorientado, características de que fora abandonado no local.
Imediatamente, a equipe do 3º BABM, resgatou o cão, colocando-o na viatura policial e encaminhando para atendimento médico-veterinário. Os policiais militares estão fazendo diligências para identificar e localizar o responsável pelo abandono.
De acordo com a Lei nº 14.064, de 2020, que alterou o art. 32 da Lei nº 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais, a pena para quem comete o crime de maus-tratos a cães e gatos – abandono também se enquadra – é de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.