
Nos meses que antecedem o verão, os casos de abandono de animais aumentam exponencialmente no Brasil, de acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. Farroupilha não difere desta realidade. Diariamente, denúncias são feitas sobre donos que largam seus cães e gatos nas ruas e vão embora, que é considerado um crime de acordo com o Código Penal Brasileiro.
Moradores do Bairro 1º de Maio relatam que, comumente, nesta época do ano, carros passam pelas ruas e ao abrirem as portas, jogam os pets para fora e nunca mais retornam. Alguns residentes acabam adotando animais que aparecem em suas portas. Contudo, a maioria não tem a mesma sorte e ficam nas ruas do município.
O Centro de Amparo Municipal já não possui mais vagas e nem estrutura para comportar novos animais. A instituição sugere que quem puder, recolha estes animais e forneça lar temporário, além de ajudar a buscar adoção definitiva para os cães e gatos.
Para adotar um animal, é necessário entrar em contato com o Departamento de Controle e Proteção Animal, pelos telefones (54) 3261-7914 ou (54) 9.9628.1878 e agendar sua visita ao abrigo em qualquer dia da semana. Para o processo, o interessado responde a um questionário que apura questões como os dados do adotante, local da moradia, se já possui outros animais, consciência sobre os cuidados e gastos futuros, entre outros. Ainda é preciso assinar o Termo de Responsabilidade.
Por Günther Daou Schöler