Canela está marcando presença e fortalecendo seu nome como destino turístico em diferentes capitais brasileiras com o Workshop Canela Quatro Estações. O secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, e sua equipe estiveram no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte divulgando os atrativos e eventos locais. Nas duas capitais, Canela ganhou a atenção de mais de 200 operadoras, agências, imprensa especializada e influenciadores do segmento turístico nacional. Além das belezas naturais e parques, o evento público mais importante da cidade, o Sonho de Natal, contribui para a projeção turística do município, atraindo cada vez mais visitantes.
Como estratégia de publicidade do Sonho de Natal, o evento está sendo amplamente divulgado pelo país afora em importantes feiras, rodadas de negócios e workshops, que reúnem os principais representantes da indústria turística brasileira e internacional.
Conforme o secretário, a participação da cidade nos eventos repercute diretamente nos cofres da Prefeitura e na cadeia turística canelense, atraindo ainda mais público para prestigiar o 34º Sonho de Natal, que vai até 9 de janeiro de 2022. “A ampla divulgação do Sonho de Natal e também de Canela é importante para a população local, porque reflete no fortalecimento da economia do município, gerando mais emprego e renda”, afirma Sanches.
NÚMEROS
Dados da Central de Informações Turísticas indicam que a ocupação hoteleira em Canela nos últimos anos vem crescendo. Em 2018, estabelecimentos de hotelaria registraram uma ocupação média anual de 42%. No ano seguinte, o percentual subiu para 59,98%. No ano passado, quando o mundo foi atingido pela pandemia do coronavírus (Covid-19), o índice de hospedagens foi 38,17%. Com a retomada econômica e a frequente divulgação institucional de Canela e do Sonho de Natal, somente nos oito primeiros meses de 2021, a cidade registra 49,03% de ocupação hoteleira, mas a estimativa é de que o índice cresça de 10 a 15% devido às festividades.
Com a divulgação intensiva, Canela e o Sonho subiram de patamar e passaram a ser referência no Brasil e América Latina, ganhando o reconhecimento do trade turístico como um todo. “Essa mobilização está resultando em uma repercussão positivada de Canela em todo o território nacional e na América do Sul, tornando a cidade ainda mais conhecida, ampliando a população flutuante no município e dando cada vez mais notoriedade ao Sonho de Natal”, acredita o secretário.