O ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta segunda-feira (20) que candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção na inscrição do Enem, mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios tradicionais para receber o benefício. Conforme o ministro, cerca de 40 mil alunos serão assistidos, o que daria algo em torno de R$ 3,5 milhões em custos para o governo.
Ainda segundo Santana, o Rio Grande do Sul terá um calendário exclusivo para novas inscrições. Mas, para que isso aconteça, será necessário esperar a situação do Estado evoluir com relação aos temporais e cheias que atingem a região desde 29 de abril. Não há uma data para a divulgação desse novo calendário.
Em todo o Brasil, as inscrições para o Enem 2024 vão de 27 de maio a 7 de junho. Já as provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro. Diante do anúncio desta segunda, no entanto, o cronograma de inscrições para os gaúchos deve ser diferenciado.
Camilo Santana afirmou também que o Ministério da Educação ainda não trabalha com a possibilidade de realização das provas em outras datas no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro, como as provas estão marcadas para serem realizadas em novembro, ainda não há como avaliar se cidades gaúchas terão condições ou não de aplicar o teste.