O Canadá iniciou nesta segunda-feira (14) a sua campanha de vacinação anti-Covid, administrando sua primeira dose em uma profissional de saúde da linha de frente contra a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.
Com isso, o país se torna o terceiro em todo o mundo a utilizar a vacina desenvolvida pela multinacional americana Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, junto com Estados Unidos e Reino Unido.
A primeira dose do imunizante foi aplicada em uma funcionária de uma casa de repouso para idosos localizada em Toronto. Diversos trabalhadores da saúde aplaudiram após ela ser vacinada. O novo coronavírus infectou mais de 464 mil pessoas e deixou mais de 13,4 mil mortas em todo o Canadá.
O grupo mais vulnerável de idosos e cidadãos que vivem em reservas indígenas serão os primeiros a ser vacinados e expectativa é de que o país receba 249 mil doses da vacina até o final deste mês.
O governo canadense já assegurou a compra de até 76 milhões de doses do imunizante, o que seria suficiente para proteger sua população inteira de quase 38 milhões de pessoas – a imunização é feita em duas doses.