Bento Gonçalves

Campus da Univates ganha alvará de localização e funcionamento, em Bento Gonçalves

O prédio de quatro andares vai abrigar inicialmente as aulas do curso de Medicina. Além disso, a Universidade vai ocupar todo o segundo andar do Hospital do Tacchimed

Univates e Tacchini aguardam, agora, a conclusão do processo de credenciamento do novo curso de Medicina.
Univates e Tacchini aguardam, agora, a conclusão do processo de credenciamento do novo curso de Medicina. (Foto: Divulgação)

O Tacchini Sistema de Saúde e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) seguem em direção a viabilização do primeiro curso superior de Medicina, em Bento Gonçalves. Em reunião, realizada nas dependências do hopital, representantes das duas instituições receberam o alvará de localização e funcionamento do Campus da Universidade.

O documento foi entregue pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira. O novo Campus será na rua Portugal, nº10, no bairro São Vendelino. O prédio de quatro andares vai abrigar inicialmente as aulas do curso de Medicina, mas outros cursos da área da saúde poderão ser implementados futuramente.

Além disso, a Univates vai ocupar todo o segundo andar do Hospital do Tacchimed para realizar parte de suas aulas. O local já está completamente estruturado, esperando apenas o início do curso para começar a ser ocupado pelos estudantes. As obras no local foram realizadas em pouco mais de 6 meses – entre outubro de 2022, quando a parceria foi concretizada, até abril de 2023).

O superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio, ressaltou a importância da parceria entre poder público, Univates e Tacchini na chegada do curso de Medicina a Bento Gonçalves. “Esse é o tipo de iniciativa que prospera somente com a dedicação integral de todos os envolvidos. Temos muito a agradecer o esforço da prefeitura desde o primeiro dia em que o projeto foi apresentado”, relata.

O diretor administrativo da Fundação Univates, professor Júnior Roberto Willig, também ratificou a importância da união de esforços das instituições. “Discutir a relevância e celebrar os avanços do projeto é tão importante quanto a obtenção do alvará. Esta reunião simboliza o respaldo de um curso que vai agregar valor para a saúde da região e beneficiará toda a comunidade”, avalia.

Com as obras do campus concluídas e a estrutura liberada pela prefeitura, a Univates e o Tacchini aguardam, agora, a conclusão do processo de credenciamento do novo curso de Medicina, junto ao Ministério da Educação, para anunciar a abertura do processo seletivo.

%