Cidades

Campanha visa reconstruir casa consumida por incêndio em Flores da Cunha

Florense fala um pouco de sua história e pede ajuda para recuperar bens consumidos pelo fogo no dia 5 de setembro

Campanha visa reconstruir casa consumida por incêndio em Flores da Cunha
Campanha visa reconstruir casa consumida por incêndio em Flores da Cunha

No dia 5 de setembro, o fogo consumiu a residência de Sandra Siqueira, em Flores da Cunha. O fato aconteceu por volta das 20h, na esquina das ruas General João Manoel com a Barros Cassal, no bairro Aparecida. Na casa, no momento do incêndio, Sandra estava com mais quatro crianças. E, para construção de uma nova casa familiares e amigos estão se mobilizando. A Campanha visa reconstruir um lar para Sandra – confira no final da matéria como colaborar.

Diversos são os fatos que ocorrem em nosso dia a dia. Um dos papeis dos meios de comunicação é divulgar os acontecimentos de forma precisa e clara. A realidade pode depender de cada pessoa que vive a situação ocorrida. De forma objetiva, o factual está sempre chamando atenção das pessoas que se alimentam das informações divulgadas pelas rádios, televisões, redes sociais e portais. Porém, cada história contada em poucas linhas ou minutos continua existindo. E é caso de Sandra Siqueira, que resolveu compartilhar um pouco de sua vida e divulgar a ação. Sendo que campanha visa reconstruir o bem destruído pelo fogo.

Palavras de Sandra Siqueira

Meu nome é Sandra Siqueira e senti no meu coração que deveria compartilhar um pouco do que tenho passado. Eu acreditei que já havia passado por muitas coisas difíceis nessa vida, mas parece que cada fase se torna ainda mais desafiadora.

Em primeiro lugar, quero humildemente agradecer a Deus por ter poupado a vida de todos que se encontravam em nossa casa no dia 5 de setembro de 2023, quando nosso lar em Flores da Cunha incendiou. A vida de cada um de vocês não tem preço e são muito importantes pra mim… meus filhos, netos, irmã e genro são criaturas muito especiais e queridas, que tem muito para oferecer a esse plano material.

A casa – Nosso lar foi uma troca a mais ou menos 50 anos atrás quando meu querido pai estava vivo e juntando suas economias com o meu irmão Juarez comprou um carro que mais tarde foi trocado pelo que por muitos anos foi nosso lar.

Na época, vivíamos em 8 (pai, mãe e 6 irmãos) naqueles 3 quartinhos que guardavam tantas memórias, aquela simples casinha mantinha viva algumas das mais felizes lembranças de toda a minha família.

O incêndio

Já era de noite e uma fumaça leve começou a entrar na casa. Pensávamos que estaria vindo de fora da casa. Então, quando fechamos as janelas percebemos que a fumaça vinha do teto. Sendo que, em um instante meu genro subiu na parte interna do telhado para tentar localizar de onde vinha a fumaça.  Logo minha irmã deu a volta na casa para ver se havia fogo na parte externa e não havia absolutamente nada, apenas uma fumaça que se tornava mais e mais densa.

Assustada com tanta fumaça, minha filha levou meu netinho para a parte de baixo da casa. E com isso, liguei para a ambulância, pois meu filho Vitor havia acabado de fazer uma cirurgia e precisa de uma maca para se mover. Porém, minha filha ficou preocupada com a quantidade de fumaça que ele estava inalando e levou ele com a minha irmã para a parte de baixo da casa. Em seguida, enquanto meu genro levava minha neta que estava dormindo, nesse momento o fogo se instalou na nossa casa.

Ao vermos o fogo, começamos a gritar por ajuda e nossa vizinha e filhas ligaram para os bombeiros. E meu vizinho tentou controlar o fogo com o extintor, e meu genro com baldes de água. Nesse instante, minha filha e irmã começaram a tirar as crianças da casa e os escombros da parte de cima já estavam caindo. Em poucos minutos a casa havia sido tomada pelas chamas e nos restou apenas a sensação de perda, impotência, tristeza, horror, medo, incerteza.

Causas

Deus cria, mantém e destrói, esse é o ciclo deste plano material… Nesse último mês vim tentando entender porque estamos passando por tudo isso, o que eu posso realmente entender é que tudo é pela misericórdia de Deus, pois em uma tragédia está escondida a chance de nos aproximarmos Dele pedindo seu abrigo e orientações sinceramente. percebi que o essencial para viver é estar vivo, não preciso de tudo o que guardava em minhas prateleiras, não preciso de tentas roupas que se acumulavam nos armários, tudo isso toma nosso tempo de vida, enquanto estamos buscando coisas, estamos perdendo tempo, e tempo é tudo o que temos para apreciar nossa estadia aqui na terra, com as pessoas que amamos, que cuidamos e queremos que fiquem bem…

Com o passar desse tempo, desses mais ou menos 50 anos muitos consertos elétricos foram necessários para manter a casinha funcionando, a fiação era muito antiga, a chave sempre caía, se sobrecarregava com o básico.

Outros consertos e adaptações também foram feitos para melhor atender meu filho Vitor. Ele é uma criança especial, que precisou de um banheiro adaptado e uma cadeira especial, o que infelizmente se perdeu no fogo. Reformas também haviam sido feitas para revestir o chão e as paredes pois haviam muitas frestas por onde o vento e aranhas entrava.

E o telhado havia sido consertado por ter goteiras. Eu perdi tudo de um minuto para o outro, até hoje não entendo, a única coisa que me mantém firme nessa situação é minha devoção a Deus. Se eu estivesse sozinha e sem fé, talvez estivesse morta.

E agora?

O fantasma da nossa antiga casa vem carregado desses sentimentos todas as noites. Desde então, é difícil dormir quando a gente sabe que não tem uma casa. Não sei pra onde vou, mas sei que estou aqui e por enquanto é o bastante para crer que logo estaremos em um lugar melhor.

Para tanto, venho humildemente pedir ajuda para reconstruir nossa casa… não sei se receberei a ajuda que preciso, mas desde já agradeço toda ajuda que recebi. Agradeço a todos amigos que prestaram solidariedade, todos que doaram. Só Deus sabe o que passamos… Saímos com os pés descalços e agora 1 mês depois do acontecido preciso reunir forças para reconstruir minha casa.

Campanha visa reconstruir a casa

Quem puder ajudar por favor pode entrar em contato comigo ou envie uma doação pelo Pix que é meu CPF 655.003.340-34. Também deixamos urnas para doação na loja Beneduzzi e no mercado Zin.

Campanha visa reconstruir a casa de Sandra Siqueira: Pix (CPF – 655.003.340-34)