Após dois anos sem ocorrer devido à pandemia da Covid-19, a campanha solidária Levando o Natal para onde Papai Noel normalmente não passa, volta a ocorrer neste ano de 2022, em sua nona edição, com o objetivo de arrecadar doações para as famílias carentes de Farroupilha.
A campanha, que começou em 2012, já entregou ao longo destes anos mais de 32 mil unidades de brinquedos e mais de 12 toneladas de alimentos.
As reuniões e encontros entre os voluntários começaram há cerca de 15 dias e tudo é organizados através de grupos em aplicativos de mensagens e em redes sociais. Conforme um dos organizadores da campanha, Guilherme Goya, os trabalhos na chamada Oficina do Noel já começaram.
O espaço fica na esquina da Rua 13 de Maio com a Rua Paulo Broilo, no bairro São Luiz, no prédio que abrigava a Biblioteca Pública, e está aberto de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, e nos sábados, o dia todo.
Por lá, os voluntários separaram os brinquedos por faixa etária, estado de conservação e realizam os trabalhos de limpeza e pequenos reparos antes de serem embalados para a entrega.
Goya falou sobre a expectativa após essa pausa e deixou um convite para quem quiser ajudar.
“A expectativa é grande. O projeto se consolida cada anos mais e vem sendo muito produtivo. Farroupilha é uma cidade muito solidária, as pessoas se engajam no projeto. E eu reforço o convite para todos que querem participar, já que a matéria prima principal é a mão de obra. Precisamos muito que as pessoas participem para que ele ocorra”, disse.
Quem desejar fazer a doação pode utilizar as caixas de coleta, que estão espalhadas por diversos comércios, mercados e estabelecimentos da cidade, ou ainda deixar na própria Oficina do Noel. Para quem quiser auxiliar nos trabalhos, Goya diz que as portas estão sempre abertas em busca de novos voluntários.
A entrega das doações está marcada para ocorrer nos dias 17 e 18 de dezembro e o roteiro deve ser divulgados nas próximas semanas.