Comportamento

Campanha para vacinar crianças contra Influenza e Sarampo está aberta em Caxias do Sul

vacina vacinação
Foto: Imagem Ilustrativa

Desde esta segunda-feira (25) está aberta em nível estadual a vacinação contra a Influenza e o Sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Em Caxias do Sul, as doses estão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni a campanha da Influenza ocorre anualmente e busca proteger as crianças deste vírus. Ela explica que diferentemente da Covid-19, onde as crianças não tem tantas complicações, na Influenza a criança é grupo de risco e tem tendência a agravantes que levam a óbito.

” A gente orienta e chama a todos os pais que levem este público para a vacinação em uma das UBSs. Outra coisa importante de destacar que a gente tem percebido um aumento de um quadro de crianças com síndromes gripais e respiratórias. Mas não é só o covid, tem outros vírus circulando que causam internação e óbito.”

O que preocupa a diretora é a baixa cobertura vacinal nos últimos dois anos. Ela destacou que houve queda significativa para todas as vacinas em crianças. No ano de 2021, apenas 60% dos grupos prioritários foram vacinados contra a Influenza, por isso, neste ano a população está mais suscetível a quadros mais graves.

Outra preocupação é com o Sarampo, o Brasil era considerado um país livre. Porém, devido a circulação de casos o país perdeu este certificado. Está doença é mais transmissível em crianças e também tem tendência a casos graves que levam o paciente a óbito.

“Essas duas vacinas elas podem ser administradas juntas, não tem a necessidade de ter intervalo. Eles podem receber as duas aos mesmo tempo e até é importante, porque desde você receber a vacina até os anticorpos fazerem efeito, têm um período de entorno de 15 dias. Então a gente ainda vai precisar ter 15 dias da vacinação para a criança estar protegida. Devido a este aumento de casos, o estado como um todo antecipou a vacinação justamente pra proteger essas crianças o quanto antes.”

A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é que até o final da campanha, que se dá no final do mês de maio, 30 mil crianças sejam vacinadas. A meta é vacinar contra a Influenza 90% do publico alvo e o Sarampo 95%. Sarampo é mais contagioso por isso a meta é maior.

Dia D

Neste sábado, dia 30 de abril, será o Dia D de vacinação, onde todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas. Nesta data serão vacinados também os idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da Educação (Públicos prioritários escolhidos pelo Ministério da Saúde). Todos devem levar um documento de identificação. As crianças obrigatoriamente tem que portar a carteirinha de vacinação. A comorbidade precisa ser comprovada por um médico e o profissional de educação tem que apresentar vínculo com uma instituição.