A prorrogação foi determinada visando ampliar o índice de cobertura vacinal. Até esta sexta-feira, 17.177 doses da vacina contra o sarampo (triviral: sarampo, caxumba e rubéola) e 17.252 doses da imunização contra a poliomielite foram aplicadas no município. Os números representam aproximadamente 77% da população-alvo da campanha. A meta, no entanto, é imunizar 95% das crianças da faixa etária recomendada, independentemente de sua situação vacinal.
Juliana Argenta Calloni, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, lembra que é importante que as famílias que ainda não levaram as crianças para receber a vacina, aproveitem a ampliação do prazo. “A campanha visa proteger as crianças de forma homogênea, independentemente de elas estarem ou não com o Cartão de Vacinação em dia. Isso é fundamental para evitarmos a formação de bolsões de pessoas não imunizadas e, portanto, suscetíveis à contaminação. Com um bom índice de cobertura vacinal, evitamos a reintrodução dessas doenças no país”, disse.
A vacina triviral também faz parte do calendário de imunização dos adultos de até 49 anos. No entanto, de 03 a 06 de setembro, a UBSs ampliarão esforços para vacinar apenas as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, como forma de buscar a meta estabelecida para a campanha. Para receber a vacina, é indispensável apresentar o Cartão de Vacinação da Criança e o Cartão SUS. Passado o período da campanha, os adultos podem voltar a buscar as UBSs para atualização de seu calendário vacinal, pois as doses estarão disponíveis permanentemente.