Comportamento

Campanha contra a pólio e para multivacinação chega à última semana em Caxias do Sul

Doses estão disponíveis de segunda a sexta em todas as Unidades Básicas de Saúde

Campanha contra a pólio e para multivacinação chega à última semana em Caxias do Sul
Foto: Gisele Nozari

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (para crianças menores de cinco anos) e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade) entra na última semana. As doses seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira até 21/10.

Devido às baixas coberturas vacinais, o Brasil voltou a ser um país suscetível à poliomielite, doença que pode causar paralisia infantil. A vacinação é o único meio de proteção contra um possível surto da doença. Até o momento, a cobertura vacinal contra a pólio em Caxias é de 61,35%.

“Sabemos o benefício dessa vacina, tanto que é graças à cobertura vacinal no passado que não se tem mais casos de poliomielite no país. A baixa crescente na cobertura abre oportunidade para que ocorra um novo surto da doença. Por isso, precisamos melhorar a quantidade de crianças vacinadas e assim garantir uma proteção a longo prazo contra a pólio”, esclarece a diretora técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Magda Beatris Teles.

A vacina oral (gotinha) contra a poliomielite é destinada a crianças entre 1 a 4 anos completos. Já os menores de um ano recebem a vacinam injetável. Os pais das crianças que ainda não se vacinaram durante a campanha de 2022 devem procurar a Unidade Básica mais próxima, de segunda a sexta-feira.

Já a Multivacinação é voltada a colocar em dia as vacinas de crianças e adolescentes. Por isso, os pais devem comparecer com os filhos a uma UBS, levando a caderneta de vacinação, para conferir se há alguma dose em atraso.

Durante a campanha, Unidades Básicas de Saúde realizaram ações para conferir a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em escolas e escolas de educação infantil e também aplicaram doses. A SMS também realizou vacinação em dois sábados, ofertando inclusive doses em supermercados e shopping e disponibilizou, ainda, gotinha durante a Feira do Livro e na Festa da Criança.

Na próxima semana, UBSs continuam esse trabalho. Na segunda-feira (17/10), a UBS Madureira aplicará gotinha contra poliomielite na Escola Infantil Primeiro Degrau, a partir das 17h. Na quarta (19/10), uma equipe da UBS Cristo Operário estará na Escola de Educação Infantil Planalto a partir das 8h para conferir cadernetas de vacinação. E na quinta-feira (20/10), a UBS São José fará aplicação de vacinas do calendário de rotina (a partir de 12 anos) e gotinha contra a pólio na Escola José Bonifácio.

Para dia 25/10 está marcada verificação de caderneta de vacinas na Escola Vitório Rech, realizada pela UBS Ana Rech.

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite: para crianças menores de 5 anos.

– 1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral.

– Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)

Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente: menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso.

Quando e onde:

Até sexta-feira (21/10) em todas UBSs (de segunda a sexta-feira)

Horário:

UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h.

Demais UBSs: 8h às 16h.