Cidades

Caminhos de Caravaggio passa a ser complemento ao Caminho de Santiago de Compostela

Ato de parceria foi firmado durante a Festuris, em Gramado

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

O Caminhos de Caravaggio passa a ser oficialmente um complemento ao Caminho de Santiago de Compostela, um dos mais famosos percursos religiosos do mundo. O documento da parceria foi entregue nesta sexta-feira (08), durante a Feira de Turismo, Negócios e Conteúdo (Festuris), a feira de turismo mais importante da América do Sul, no Serra Park, em Gramado. O evento contou com a presença dos prefeitos de Farroupilha, Claiton Gonçalves, de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, de Canela, Contatino Orsolin, além dos secretários de Turismo de Nova Petropólis, Paulo Roberto Staudt, de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida e da representante da secretaria de Turismo de Caxias do Sul, Eliane Daros Reck.

Na prática, o roteiro religioso passa a ser um complemento ao caminho inglês, conhecido como A Coruña, que tem um percurso de 75 quilômetros. Já o trecho da Serra Gaúcha, de aproximadamente 200 quilômetros. A ação tem o apoio da da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Estado do Rio Grande do Sul (ACASARGS).

O vice-presidente da ACASARGS, Gilberto Adami, comemorou a entrega do documento.

“A ideia de transformar o Caminhos de Caravaggio como uma rota complementar ao Caminho de Santiago é uma das ferramentas que vai fomentar muitas pessoas que querem fazer o caminho na Serra e posteriormente querem fazer o caminho espanhol. Ele vai poder ir pelo caminho de Coruña, que é mais curto. Então essa rota complementar é justamente para oficializar os 100 quilômetros que faltam para completar esse contexto religioso e espiritual da peregrinação”, disse.

Vice presidente da ACASARGS, Gilberto Adami, Claiton Gonçalves e Francis Casali (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)

Na Espanha, para receber a Compostelina, o peregrino precisa fazer, ao menos os 100 quilômetros finais da peregrinação, total que não é preenchido pelo caminho Inglês. A partir de agora, quem realizar também o Caminhos de Caravaggio passa a ter direito ao certificado gaúcho e também ao espanhol.

Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, disse não imaginar que em tão pouco tempo o Caminhos de Caravaggio alcançaria esse patamar a nível mundial.

“Na verdade, tínhamos uma grande vontade de propor um roteiro turístico que contemplasse o grande público que já vinha para Farroupilha buscando o turismo religioso. O Caminhos e Caravaggio com pouco tempo de vida já ganha essa proporção muito grande, com muitas pessoas fazendo o trajeto e agora essa parceria com a ACASARS faz com que o roteiro entre no cenários mundial. Isso nos da muita alegria e a certeza que e podemos crescer ainda mais, contando com a divulgação que esse documento traz”, relatou.

O Caminhos de Caravaggio, que foi inaugurado em maio deste ano, liga os santuários de Canela e Farroupilha, passando por cidades como Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, além das duas sedes.O percurso total é dividido em 10 trechos e contempla paisagens da Serra Gaúcha, gastronomia e visitação as Igrejas do interior.