Comportamento

Caminhos de Caravaggio já soma mais de 900 peregrinos entre Canela e Farroupilha

Caminhos de Caravaggio já soma mais de 900 peregrinos entre Canela e Farroupilha

O roteiro turístico religioso Caminhos de Caravaggio, que liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela a Farroupilha, na Serra Gaúcha, reúne diariamente fiéis que buscam aliar a fé, a introspecção e a superação pessoal.

A acolhida dos peregrinos, que percorrem os quase 200 quilômetros a pé ou de bicicleta, é carregada de simbologia. Por isso, desde o começo do mês de setembro, a chegada dos romeiros no Santuário de Farroupilha se torna ainda mais especial: passa a ser celebrada a Missa do Peregrino. Ela ocorre diariamente às 15h.

O Roteiro vem ganhando espaço entre adeptos de caminhadas e devotos a cada mês que passa. Criado oficialmente em maio de 2019, o percurso já soma mais de 900 caminhantes que deixaram, de forma oficial, registrada sua participação.

“Somente em setembro deste ano, somamos 223 caminhantes que participaram. Nunca teve tanta procura. Percebemos que está ficando mais forte mês a mês e que a pandemia contribuiu para o pessoal querer vir mais. Tivemos ocupação máxima em dois dias na nossa pousada”, observa o proprietário da Vinícola Casa Colombo, Antônio Augusto Colombo.

Este é o último ponto de apoio do trajeto e, além de vinícola, conta com serviço de hospedagem para cerca de 30 pessoas.

Ao fazer o trajeto, o turista recebe um guia de peregrino, que mostra o roteiro completo do percurso, dividido em 10 trechos, e também traz algumas dicas de locais para se alimentar e descansar.

Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km.

No início do trajeto, o turista ainda recebe um passaporte, o qual é carimbado em cada parada. No final do percurso, ele recebe um certificado que comprova que ele percorreu os 200 quilômetros do roteiro Caminhos de Caravaggio.