Caxias do Sul

Caminhos de Caravaggio: grupo percorre oito dias para chegar ao Santuário de Farroupilha

Peregrinação inicia nesta sexta-feira (19), com saída do Santuário de Caravaggio de Canela

(Foto: Vera Lúcia do Nascimento)
(Foto: Vera Lúcia do Nascimento)

Inicia nesta sexta-feira (19) a peregrinação do primeiro grupo formado por Vera Lúcia do Nascimento, residente em Caxias do Sul. Caminhos de Caravaggio é uma organização de vários guias que através da caminhada pelas estradas da Serra Gaúcha, expressam sua fé de um modo saudável e de contemplação da natureza. Vera e seu grupo sairão do Santuário de Canela, por volta das 07h30 desta sexta, e percorrerão cerca de 200 km a pé até o dia 26 de maio, dia que inicia a 143ª Romaria de Caravaggio, em Farroupilha. O trajeto passa por cinco municípios, sendo Canela, Gramado, Caxias do Sul, Vale Real e Farroupilha.

Vera Lúcia, apreciadora da caminhada e muito aventureira, explica como iniciou a atividade e cita os idealizadores dos Caminhos de Caravaggio, a qual ela iniciou como participante no ano de 2020. Agora, ela é condutora de caminhos, como se autodefine, e neste ano estará guiando seu primeiro grupo de peregrinação. “O roteiro é Caminhos de Caravaggio, criado em 2019, com um grupo de quatro amigos que se inspiraram nos Caminhos de Santiago de Compostela. Um deles é o seu Gilberto Galafassi. Eles fizeram o caminho, montaram o roteiro, passaram nas pousadas e foram conversando com as prefeituras para fazer o caminho. O caminho é todo sinalizado, de Canela até Farroupilha tem que seguir as setinhas amarelas, e após, de Farroupilha para Canela são as setas azuis”.

O grupo de Vera possui nove mulheres, sendo possível percorrer o caminho em até doze pessoas. A agenda é realizada com bastante antecedência, para serem reservadas as pousadas, também, para agendamento de férias de alguns peregrinos, enfim, tudo com planejamento para o bom andamento da atividade. A próxima caminhada será realizada em outubro, dos dias 03 a 11.

Para participar do grupo nas próximas atividades, é só contatar Vera Lúcia pelo Instagram @vlnlucia_vera, além de poder acompanhar a trajetória de sua jornada no perfil.

A aventureira ainda destaca o sentimento de realizar o caminho com outras pessoas, por conhecer o próximo e claro, um desafio de bastante fé além de serem observadas as lindas paisagens. “Nossa região é muito linda, e apesar de ser um caminho de fé, ele oferece lindas paisagens. As pessoas que vem de fora ficam admiradas com as belezas da nossa região da Serra e com a variedade da natureza que temos, como plantações, frutas, do acolhimento nas pousadas, do acolhimento das pessoas que passamos no caminho. É quase indescritível o tão bom que faz para a gente, mais mental e espiritual. As pessoas vêm de cidades grandes, de Brasília, de São Paulo, de Rondônia, já teve uma russa fazendo caminho conosco. Então, as pessoas procuram sair daquela correria da cidade grande e ficar junto à natureza”.

Acompanhe a caminhada dos últimos anos:

(Foto: Vera Lúcia do Nascimento)