Caxias do Sul

Caminhos de Caravaggio é lançado oficialmente em Farroupilha

Caminhos de Caravaggio é lançado oficialmente em Farroupilha

O roteiro religioso Caminhos de Caravaggio foi lançado oficialmente no último sábado, no auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Participaram do evento os prefeitos das cinco cidades que fazem parte do roteiro: Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado e Nova Petrópolis. Além deles, estiveram também os secretários das pastas de turismo, que participaram efetivamente na elaboração do projeto, e representantes de diversas entidades e políticos da região. O reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Gilnei Fronza, também esteve presente.

 

Descerramento da placa símbolo do roteiro (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)

No evento, foram apresentados os materiais gráficos de divulgação, o guia do peregrino, com um traçado detalhado do percurso, dividido em 10 trechos, com dicas de como montar a mochila e locais para se alimentar, além de pousadas e atrações que estão presentes em todo o percurso de aproximadamente 200 quilômetros ligando o Santuário de Caravaggio de Canela com o Santuário em Farroupilha. Também foi descerrada a placa simbolo do roteiro.

Quem fizer o percurso também recebe um passaporte que, devidamente carimbado em cada parada, dará direito a um certificado de que o peregrino fez o trajeto entre Canela e Farroupilha passando ainda por áreas urbanas e rurais de Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

O secretário de Turismo de Farroupilha, Francis Casali, avalia que o lançamento do Caminhos de Caravaggio próximo a 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio irá alavancar o turismo em todas as cidades participantes.

“Ele congrega a região da uva e do vinho e a região das hortênsias em um único roteiro turístico, o primeiro, de forma oficial a juntar as as duas principais regiões turísticas da Serra Gaúcha em um só polo. O desenvolvimento econômico em volta do Caminhos de Caravaggio será muito grande e beneficiará muitas pessoas”, disse.

Diversas pessoas acompanharam o lançamento (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)

O caminho já conta com a estrutura minima necessária para quem desejar realizar o trajeto como sinalizações pintadas e placas de orientação. As prefeituras agora buscam verbas federais para se criar um consócio de turismo para gerir e melhorar o trajeto que pode ser feito a pé, de bicicleta e de carro.

Participaram do lançamento 27 corredores do grupo Fugindo da Genoveva de Caxias do Sul, que partiram de Canela na sexta-feira (03), às 10h30min e chegaram ao Santuário em Farroupilha na manhã do sábado. Eles completaram os 200 quilômetros em pouco mais de 26 horas.

Grupo Fugindo da Genoveva fez o trajeto em 26 horas (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)