
O autoproclamado líder caminhoneiro Francisco Dalmora Burgardt, o Chicão Caminhoneiro, anunciou uma possível paralisação da categoria para esta quinta-feira (4). A convocação foi feita através das redes sociais, após ele ter ido ao Palácio do Planalto para protocolar um documento oficial sobre o movimento, acompanhado do advogado e ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Sebastião Coelho.
Chicão, que se apresenta como representante da União Brasileira dos Caminhoneiros, afirmou que a paralisação tem como objetivo pressionar por melhorias como aposentadoria especial, reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e estabilidade contratual para os profissionais do setor.
“Teremos todo o suporte jurídico necessário para o ato e dentro da legalidade que a lei estabelece”, afirmou Chicão.
Na publicação, o líder disse ter conversado com outros representantes da categoria sobre a paralisação. Ele também fez questão de ressaltar que os caminhoneiros não devem impedir o direito de ir e vir da população, declarando que é preciso “respeitar toda a legislação” que garante o livre trânsito.
Esta não é a primeira vez que Chicão e Coelho convocam uma mobilização. Em agosto deste ano, uma publicação semelhante anunciava uma paralisação que, no final, não chegou a ocorrer.