Trânsito

Caminhoneiro de Caxias passa por sufoco em estrada da Cordilheira dos Andes

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O motorista de caminhão com placas de Caxias do Sul passou por momentos de sufoco na tarde desta segunda-feira (20), na Estrada de Los Caracoles, que faz a principal ligação entre as cidades de Mendoza, na Argentina, e Santiago, no Chile.

Devido ao acumulo de gelo na pista, o caminhoneiro perdeu o controle da Scania/113, placas IBO-8828, e por pouco não despencou de uma ribanceira. O Portal Leouve teve acesso às imagens que dão uma ideia do que poderia ter acontecido caso o condutor não tivesse conseguido parar após a saída da pista.

O vídeo mostra o local do acidente em meio a neve e o o gelo acumulado nos paredões da Cordilheira dos Andes. Nas imagens, aparece também o caminhão em “L” na beira do precipício e em seguida o vídeo mostra a rodovia interrompida para o trabalho de uma patrola se preparando para retirar o caminhão do local.

De acordo com a direção da empresa de transportes, que é de Caxias, o motorista não sofreu nenhum ferimento e após a retirada do veículo da lateral da via, o caminhão que estava carregado com três carrocerias, seguiu viagem para Santiago do Chile.

Sobre a Estrada de Los Caracoles

A Estrada de Los Caracoles tem, no total, 360 quilômetros de extensão. No geral, a estrada é bem conservada, embora tenha pouca sinalização. Ela cruza a Cordilheira dos Andes, fazendo a ligação entre a cidade de Mendoza, na Argentina e a cidade de Santiago, no Chile.

O Paso Internacional Los Libertadores é o local que separa administrativamente os dois países. Seu nome vem de uma estátua do Cristo Redentor de Los Andes, que pesa 4 toneladas e fica do lado argentino, a quase 4000m. de altitude.

No lado argentino, a estrada se chama oficialmente RN7, que vai desde o Paso de Los Libertadores até Buenos Aires, passando por Mendoza. Do lado Chileno, a estrada se chama CH-60, ou Ruta 60, e dá acesso a Santiago.

A estrada vai mostrando diversos cenários lindos pelo percurso, mas com certeza o que chama mais atenção são Los Caracoles, um conjunto de curvas muito acentuadas que ficam no lado chileno da estrada, logo após o Paso Los Libertadores.

O aclive de Los Caracoles é de 670m, e pra subir tudo isso são várias e várias curvas, quase que uma sobre a outra, desenhadas na encosta da Cordilheira. Uma maravilha da engenharia que se mistura com uma maravilha da natureza.

Confira as imagens do local do acidente: