Após cerca de oito meses, um caminhão segue abandonado em via pública no Centro de Passo Fundo. O veículo está estacionado em frente a um edifício na Rua Capitão Araújo e, agora, se tornou abrigo para um morador em situação de rua.
Em junho, residentes do local, relataram problemas no acesso de pessoas com deficiência à calçada, além do receio de abordagens durante a noite.
Nesse período, a parte dianteira do veículo foi removida, no entanto, o baú e eixos traseiros permanecem até hoje.
Uma moradora do local conta que a visibilidade ao sair e entrar na garagem do edifício acaba prejudicada. “Esses dias na hora de sair um carro quase me pegou, porque não dá para enxergar”, relata.
O que cabe ao poder público
Em contato com a Secretaria de Segurança Pública, a informação é de que não há amparo legal que permita a remoção do caminhão. “O local é público e permitido o estacionamento. Não tem como chegar lá, nem que ele tivesse, digamos, o IPVA vencido, pois o veículo não está em movimento”, pontua o secretário João Darci Gonçalves.
A Secretaria reitera, ainda, que já foi feito contato com o proprietário do automotor em mais de uma ocasião, mas cabe a ele tomar providências.
Situação de rua
Em relação ao morador, compete à Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) realizar a tentativa de redirecioná-lo a um abrigo legal da Prefeitura. Porém, essa remoção depende do interesse voluntário do indivíduo.
Fonte: InFoco