Foto: Denise Possebon
Foto: Denise Possebon

Nem mesmo a chuva e o clima atípico para uma noite de verão foram capazes de espantar os foliões de Arroio do Sal. Na noite de sábado (14) para domingo (15), o público presente na Avenida Assis Brasil prestigiou uma programação repleta de cor e criatividade.

O desfile das escolas de samba foi o grande destaque, com apresentações das entidades Gigantes da Orla e CAMAS (Clube dos Amigos Malandros de Arroio do Sal), com os temas “A noite em que se fez a luz” e “Na viagem à terra do chão rachado, desembarca um malandro arretado”, respectivamente.

A grande campeã do Carnaval 2026 foi a CAMAS, que conquistou o pentacampeonato ao somar 99,5 pontos, superando por apenas 0,1 décimo a Gigantes da Orla, que alcançou 99,4 pontos. O resultado foi divulgado na manhã deste domingo (15), e consolidou a vitória com um enredo que homenageou as belezas e a cultura do Nordeste brasileiro.

Alex Oliveira, membro da diretoria da escola, celebrou a conquista e agradeceu o apoio da comunidade:

“Desde 2014 não ganhávamos e estávamos com esse grito de vitória preso na garganta. Só agradeço a todos que acreditaram neste trabalho, um projeto iniciado há dois anos. O CAMAS é mais que uma escola de samba, é turismo e cultura”, ressaltou.

Organizada pela Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, a programação iniciou com a abertura da Corte do Carnaval, que saudou o público e deu início à noite festiva. Na sequência, o bloco Turma do Funil abriu os desfiles, seguido pelo Bloco Lilás na Avenida, promovido pela Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento Social e Trabalho, levando uma mensagem de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

Bloquinho da Viva agitou os intervalos

Graças ao Bloquinho da Rádio Viva 94,5 FM, o intervalo entre as apresentações ficou ainda mais animado. A ação, que contou com locutores, colaboradores e parceiros da emissora, levou brindes ao público com muita alegria e alto astral, ao som dos jingles de verão da rádio. Entre os itens distribuídos estavam picolés de sabores variados da Sorvelândia, bem como garrafas da bebida Keep Cooler e sacolas térmicas da marca, em uma parceria do Grupo RSCOM com a Vinícola Aurora.

Para a diretora-geral da Rádio Viva, Raquel Marholt, a experiência aproximou ainda mais a audiência da emissora:

“É sempre bom estar perto dos nossos ouvintes, sentir essa energia da praia, ver as famílias se divertindo e viver o Carnaval assim, junto do público. Para nós, é isso que faz tudo valer a pena”, destaca.

Conforme o regulamento, as escolas retornaram à Avenida Assis Brasil na noite de domingo para o Desfile das Campeãs, em clima de celebração e entrega dos troféus e estandartes de ouro.

Confira as notas e os estandartes de ouro

Comissão de frente
CAMAS: 10
Gigantes da Orla: 10

Mestre-sala e porta-bandeira
CAMAS: 10
Gigantes da Orla: 10

Evolução
CAMAS: 9.8
Gigantes da Orla: 9.9

Harmonia
CAMAS: 10
Gigantes da Orla: 10

Enredo
CAMAS: 10
Gigantes da Orla: 9.9

Samba-enredo
CAMAS: 10
Gigantes da Orla: 10

Bateria
CAMAS: 10
Gigantes da Orla: 10

Fantasia
CAMAS: 10
Gigantes da Orla: 9.9

Alegoria e adereços
CAMAS: 9.9
Gigantes da Orla: 10

Conjunto
CAMAS: 9.8
Gigantes da Orla: 9.7

Estandartes de Ouro

Estandartes do CAMAS
Melhor Comissão de Frente
Melhor Bateria
Melhor Harmonia
Rainha/Madrinha de Harmonia
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Porta-Estandarte
Melhor Tema-Enredo
Ala das Baianas

Estandartes da Gigantes da Orla
Rainha/Madrinha de Bateria
Melhor Samba-Enredo
Melhor Evolução
Passista Masculino
Passista Feminino
Alegorias e Adereços
Melhor Fantasia
Ala Infantil
Melhor Intérprete