A sessão ordinária desta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves marcou a estreia de um novo vereador, Valdecir Bellé, assumiu o mandato durante o período de 30 dias em virtude do afastamento para tratamento de saúde do titular Joel Bolsonaro.
Bellé, que obteve 980 votos no pleito de 2024 e é natural do Vale do Buratti, interior de Bento Gonçalves, Bellé se apresenta como um grande defensor dos agricultores e suas demandas.
O projeto de lei 85, de origem Executiva também foi aprovado – com o voto contrário de Moisés Scussel, que desejava vistas para melhor entender o que estava sendo votado. Ele implementa alterações em anexos da Lei Municipal 6.941 de 2022 que trata sobre o regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos. Anualmente o projeto acaba recebendo alterações pela necessidade de cálculos atuariais. O Fundo dispõe de aproximadamente R$ 700 milhões e ao longo das próximas duas décadas deverá receber contribuições mensais da Prefeitura no valor total de 89 milhões de reais. O dinheiro é para cobrir o período a descoberto entre os anos de 1990 e 1999.
Também foram aprovados o Projeto de Resolução nº 18 de 2025 que autoriza a Câmara Municipal de Bento Gonçalves a integrar e participar do Parlamento Regional da Serra Gaúcha e o Projeto de Lei Ordinária nº 93 que autoriza o município de Bento Gonçalves a reverter a doação do terreno entregue ao Estado para a construção da Escola São Pedro, no distrito de mesmo nome, uma vez que a finalidade do educandário foi descontinuada.
DRESSA É PATRIMÔNIO IMATERIAL
Outra aprovação foi a do Projeto de Lei Ordinária nº 84/2025, de autoria do Executivo, que declara a “Dressa — trança de palha de trigo” como Patrimônio Cultural Imaterial de Bento Gonçalves.
A iniciativa busca preservar e valorizar um dos símbolos da herança deixada pelos imigrantes italianos, especialmente no ano em que se comemoram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Tradicionalmente confeccionada em encontros familiares e comunitários, a “dressa” representa não apenas uma técnica artesanal, mas também momentos de convivência, histórias e cantorias que marcaram a vida de diversas gerações.