Caxias do Sul

Câmara derruba veto do prefeito sobre pesca esportiva em barragens de Caxias

complexo Dal Bó em Caxias do Sul (foto: divulgação)
complexo Dal Bó em Caxias do Sul (foto: divulgação)

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul derrubou nesta quinta-feira (29), o veto do prefeito Daniel Guerra ao projeto de lei que prevê liberar a pesca esportiva em barragens da cidade.

O texto já havia sido aprovado pelos vereadores no dia 16 de julho. Agora, após o veto do prefeito, o presidente do Legislativo caxiense deve promulgar a lei nos próximos dias. O único parlamentar que votou em desfavor ao projeto foi Renato Nunes.

Na matéria de autoria do vereador Ricardo Daneluz (PDT), é disposto que a pesca esportiva será possível nas barragens de Caxias do Sul, no primeiro sábado de março, último sábado de abril, primeiro sábado de setembro e último sábado de outubro. Conceitualmente, o texto entende a atividade da pesca esportiva como pesca amadora. Possibilita que se pesque e solte, como forma de garantir a reprodução das espécies e o turismo da pesca.

Caxias do Sul possui nove barragens, três no Complexo Dal Bó, São Paulo, São Pedro e São Miguel, além das reservas do Samuara, Maestra, Faxinal, Marrecas e duas de Galópolis.