Comportamento

Câmara de Vereadores de Farroupilha capacita funcionários no projeto Me Respeita

Câmara de Vereadores de Farroupilha capacita funcionários no projeto Me Respeita

Um trabalho conjunto entre Coordenadoria da Mulher e CDL, promove em Farroupilha a capacitação da Campanha Me Respeita, cuja intenção é preparar estabelecimentos comerciais e de serviços para os casos de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica ou sexual.

A Câmara de Vereadores participou, através de seus servidores, da segunda edição do Me Respeita e torna-se um local com devido preparo para acolher mulheres em situação de risco. Atualmente a cerca de 40 estabelecimentos do município preparados e com o selo da campanha expostos em seus empreendimentos.

O jornalista e assesor de imprensa da Casa Legislativa, Gabriel Venzon, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM, sobre a importância do projeto e como a capacitação impacta no seu dia a dia de trabalho.

“É muito importante não só para mim, mas para a Câmara como um todo. Porque hoje é os primeiros passos que campanha está dando, com cerca de 40 estabelecimentos cadastrados. Mas quando isso se tornal algo banal, quando todos os locais tiverem pessoas com essa capacitação, com certeza a mulher em uma situação de risco estará mais acolhida. Ela terá essa empatia dos funcionários dos estabelcimentos para poder fazer esse acolhimento para ela”, disse.

O curso ministrado pela coordenadora da Mulher e advogada, Franciele Rech, conta com o apoio nas explanações da Brigada Militar, Polícia Civil e Gabinete da Primeira Dama, onde desenvolvem possíveis cenários e protocolos a serem seguidos pelos estabelecimentos.

Enfatizado pelos órgãos de segurança o uso do 190 para casos de risco e emergência, e 180 para denúncias, a Coordenadoria também oferece o apoio através da Rede de Proteção desenvolvida no Município com apoio psicológico e de acolhimento.

Venzon também diz que todo o aprendizado da capacitação pode ser compartilhado com os colegas de trabalho.

“Pode sim, porque a instrução que a gente recebe basicamente é nos orientar quais canais a gente deve procurar quando ocorre os casos. Seja uma perseguição, um assédio ou a violência física. Então ajuda, como a vítima vai estar nervosa, nos ajuda a instruir nessa situação, sem colocar nenhum funcionário em risco neste cenário”.

O Me Respeita foi desenvolvido pelo vereador Marcelo Broilo (MDB) em 2021, e aprovado por unanimidade pelos parlamentares