Comportamento

Câmara de Vereadores de Farroupilha aprova programa Material Escolar Solidário

O programa já está em vigor no município de Farroupilha

projeto aprovado ajuda estudantes
Foto: Divulgação


Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Farroupilha, o Projeto de Lei 029/2022, de autoria do Vereador Professor Juliano, o Programa “Material Escolar Solidário”, cujo objetivo é promover a arrecadação de materiais escolares novos e usados junto à comunidade geral, visando o reaproveitamento e utilização destes materiais pelos alunos da rede municipal de ensino.

“O projeto consiste em arrecadar materiais escolares em boas condições, não precisa ser novo, para depois nós fazermos as distribuições para os estudantes, seja da rede pública estadual ou municipal. Crianças e adolescentes que estão estudando e precisam dos materiais, porque a gente tem visto que o custo de vida é algo caro e tem impactado diretamente no orçamento da famílias. Muitas vezes nós temos esse material em casa que não utilizamos mais, como caderno, caneta, materiais que tem de cunho didático e que possa ser destinados” comenta Juliano sobre o propósito do projeto aprovado.

Os materiais serão entregues às crianças que precisam. É importante salientar que muitas vezes acabam os materiais das crianças e as famílias não têm condições de repor. Portanto, o programa pretende ajudar esta faixa vulnerável para ter condições dignas de estudo, evitando a falta de materiais básicos para o dia a dia.

“Por enquanto, o único ponto na cidade para as doações é na Câmara de Vereadores onde tem uma caixa para depositar nela qualquer doação de materiais escolares e se for necessário, estamos à disposição para facilitar, indo ao encontro e buscar esses materiais. Estamos analisando junto a Prefeitura Municipal, a possibilidade de ser alocado uma caixa no seu Centro Administrativo até porque tem um grande fluxo de pessoas, e posteriormente colocaremos em alguns comércios do município” frisa o Professor na explicação de como funciona para fazer as doações.

O programa visa também a proteção ambiental, uma vez que propõe usar produtos que certamente seriam descartados, representando perda de matéria prima e de toda energia despendida em seu processo de produção.