Caxias do Sul

Câmara de Vereadores de Caxias recebe exposição que retrata a sexualidade

Exposição é aberta ao público em geral (Fotos: Maicon Rech)
Exposição é aberta ao público em geral (Fotos: Maicon Rech)

Uma exposição que retrata a sexualidade, inclusive com homens e mulheres nus, deve ser motivo de polêmica envolvendo o Legislativo caxiense. Quadros do artista local Rafael Dambros, que estão no Espaço Cultural Mário Crosa, mostram em detalhes a nudez, cenas de submissão e sadomasoquismo em um local frequentado pela população, inclusive por estudantes.

Exposição é aberta ao público em geral (Fotos: Maicon Rech)

A exposição, intitulada “Santificados”, reúne 20 obras e está aberta à das 8h30min às 17h. O artista utiliza técnicas mistas de pintura e traços, com base em caneta esferográfica.

Conforme Dambros, as artes foram desenvolvidas após estudos descritivos sobre a representação de símbolos religiosos na educação e identidade cultural.

“As imagens têm inspiração na iconografia católica, desenvolvida com o passar dos séculos, nos traços e nas ideias de Michelangelo. Contêm o jogo de sombras dramático de Caravaggio e conceitos contemporâneos de apresentação do corpo”, explica o artista.

A mostra “Santificados” conta com apoio dos artistas Celso Bordignon e Silvana Boone. Parte da obra foi apresentada no Museu dos Capuchinhos, junto à exposição RE-ligare e no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, durante a exposição Corpo Santo, com curadoria de Silvana Boone.

A exposição na Câmara de Vereadores, porém, ela chega diferente da original, de forma mais direta. A iniciativa partiu da vereadora Denise Pessôa (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança.

A Câmara de Vereadores, por meio da assessoria de imprensa, informa que “está aberta a todas as formas de pensamento. A exposição “Santificados” tem no seu artista e curador, às suas responsabilidades pelo trabalho. Esse trabalho, como outros expostos durante todo ano, são abertos à comunidade para divulgação no espaço Mário Crosa e todos os cidadãos  caxienses podem se inscrever através do setor de Relações Públicas. Então, dentro da proposta de divulgar o trabalho de nossos artistas, escolas, distritos, entidades e da comunidade em geral, respeitamos todas as formas de pensamento e transparência”, diz a nota.