Caxias do Sul

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e sindicatos patronais emitem nota de repúdio a tumulto em empresa de Caxias do Sul

Confira o manifesto na íntegra assinado pelo presidente Celestino Oscar Loro em conjunto com demais dirigentes sindicais

Foto: Reprodução

Após tumulto registrado na empresa G.Paniz, na última quarta-feira (10), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias juntamente com os sindicatos patronais, emitiu nota em repúdio ao ocorrido. Confira o manifesto na íntegra (abaixo) assinado pelo presidente Celestino Oscar Loro.

Na data, o Sindicato dos Metalúrgicos realizava uma mobilização na empresa G.Paniz, localizada na Vila Maestra. Contudo, vídeos que circularam mostraram um princípio de tumulto no local. Em contato com o Portal Leouvê, a empresa relatou que a entidade invadiu o espaço fabril desligando as máquinas e impedindo os funcionários de trabalhar. Houve princípio de tumulto e ameaças e agressões foram registradas. Funcionários também realizaram Boletim de Ocorrência.

Além da G.Paniz, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) e o próprio Sindicatos dos Metalúrgicos já haviam se manifestado sobre o ocorrido.

NOTA OFICIAL EM REPÚDIO À INVASÃO DA EMPRESA G.PANIZ E PELO RESPEITO ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO EM CAXIAS DO SUL

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e os Sindicatos Patronais, unidos em defesa da harmonia nas relações de trabalho, manifestam veemente repúdio à atitude intempestiva promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos na última quarta-feira, 10 de janeiro, durante invasão à empresa G.Paniz. Este tipo de conduta, que resultou em tumulto e agressão aos funcionários da empresa, é inaceitável. Acreditamos firmemente que a construção de uma sociedade próspera demanda respeito mútuo, diálogo e colaboração entre sindicatos, trabalhadores e empregadores. É fundamental destacar que atitudes como essa não apenas afetam a imagem de Caxias, mas também da nossa Região, porque afastam potenciais investimentos das empresas que aqui estão, bem como de novos investidores. Entendemos que o emprego é o melhor programa social existente, e sua preservação demanda esforços conjuntos pautados na responsabilidade e na compreensão do ambiente de negócios. Reafirmamos o compromisso da classe empresarial de Caxias do Sul com a valorização do diálogo, da negociação e da cordialidade nas relações de trabalho e com o respeito aos valores democráticos. Exortamos a todos os sindicatos e, em especial, ao Sindicato dos Metalúrgicos a buscarem o entendimento e a resolução de divergências de maneira pacífica, respeitando a propriedade privada e os princípios que fortalecem nossa comunidade e as tradições de respeito aos trabalhadores