SESSÃO SOLENE

Câmara de Caxias do Sul vai homenagear os 75 anos do 3º GAAAe

De autoria da Mesa Diretora, o pedido foi aprovado por unanimidade dos parlamentares

Câmara de Caxias do Sul vai homenagear os 75 anos do 3º GAAAe Câmara de Caxias do Sul vai homenagear os 75 anos do 3º GAAAe Câmara de Caxias do Sul vai homenagear os 75 anos do 3º GAAAe Câmara de Caxias do Sul vai homenagear os 75 anos do 3º GAAAe
Foto: 3º GAAAe/Divulgação.
Foto: 3º GAAAe/Divulgação.

Foi debatido, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), o requerimento 72/2025, que solicita a realização de sessão solene em homenagem ao 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul (3º GAAAe), pelos 75 anos de história. De autoria da Mesa Diretora, o pedido foi aprovado por unanimidade dos parlamentares.

De acordo com o documento, o grupo possui grande importância histórica e operacional para a segurança nacional, com as principais missões do grupo sendo: a defesa antiaérea de áreas de interesses; operações de apoio à comunidade; e a ajuda humanitária. Recentemente, atuaram em resgates e apoio logístico durante as enchentes no Rio Grande do Sul, demonstrando comprometimento com a população.

O nome “Conde de Caxias”, título pelo qual são conhecidos, se trata de uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, reconhecido por sua atuação na manutenção da unidade nacional.

Em 2025, o 3º GAAAe completa 75 anos de existência, eu atual comandante é o Tenente-Coronel George Koppe Eiriz. A unidade é constituída pelo seu Estado-Maior, Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, Bateria de Comando e Serviços, Bateria de Canhões e Bateria de Mísseis.

Homenagem ao 3º GAAAe

Em discussão, Alexandre Bortoluz/PP e Capitão Ramon Teles/PL opinaram sobre como o 3º Grupo de Artilharia possui um papel de extrema relevância para o município caxiense. O progressista contou que, durante a pandemia da Covid-19 e as enchentes de 2023 e 2024, o grupo prestou serviços auxiliando a população gaúcha. “Nada mais justo que a Mesa propor uma homenagem para quem atua em prol da sociedade e da Pátria”, comentou o vereador. Capitão Ramon Teles/PL afirmou que 16.500 homens já foram formados pela unidade, e que hoje desempenham papéis importantes na sociedade.