Foi debatido, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), o requerimento 72/2025, que solicita a realização de sessão solene em homenagem ao 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul (3º GAAAe), pelos 75 anos de história. De autoria da Mesa Diretora, o pedido foi aprovado por unanimidade dos parlamentares.
De acordo com o documento, o grupo possui grande importância histórica e operacional para a segurança nacional, com as principais missões do grupo sendo: a defesa antiaérea de áreas de interesses; operações de apoio à comunidade; e a ajuda humanitária. Recentemente, atuaram em resgates e apoio logístico durante as enchentes no Rio Grande do Sul, demonstrando comprometimento com a população.
O nome “Conde de Caxias”, título pelo qual são conhecidos, se trata de uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, reconhecido por sua atuação na manutenção da unidade nacional.
Em 2025, o 3º GAAAe completa 75 anos de existência, eu atual comandante é o Tenente-Coronel George Koppe Eiriz. A unidade é constituída pelo seu Estado-Maior, Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, Bateria de Comando e Serviços, Bateria de Canhões e Bateria de Mísseis.
Homenagem ao 3º GAAAe
Em discussão, Alexandre Bortoluz/PP e Capitão Ramon Teles/PL opinaram sobre como o 3º Grupo de Artilharia possui um papel de extrema relevância para o município caxiense. O progressista contou que, durante a pandemia da Covid-19 e as enchentes de 2023 e 2024, o grupo prestou serviços auxiliando a população gaúcha. “Nada mais justo que a Mesa propor uma homenagem para quem atua em prol da sociedade e da Pátria”, comentou o vereador. Capitão Ramon Teles/PL afirmou que 16.500 homens já foram formados pela unidade, e que hoje desempenham papéis importantes na sociedade.