
O projeto de lei (PL) 128/2024, que propõe a instituição da Semana Municipal do Balé Clássico em Caxias do Sul, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores em sessão ordinária nesta quinta-feira (07). A proposta é da vereadora Rose Frigeri (PT) e prevê a realização do evento em data próxima ao dia 1º de setembro, quando se comemora o Dia da Bailarina.
A proposição contém substitutivo com algumas alterações no texto original e, para tornar-se lei, agora aguarda a sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
A vereadora justifica a proposição da data com o objetivo de reconhecer e homenagear instituições e personalidades que contribuíram para a história do balé clássico no município, bem como proporcionar o acesso gratuito ao ensino da dança a toda a comunidade.
Para Rose, as vantagens incluem técnica, disciplina e emoção, uma vez que o balé é uma das disciplinas mais respeitadas, e base para todos os outros estilos de dança.
“Além da questão postural, do equilíbrio, tem a questão da sociabilidade, da relação entre as pessoas, da inclusão, uma forma de autoestima, autoconfiança. Já tem estudos que mostram o quanto o balé traz para fortalecer as crianças, mas também os adultos, as pessoas que praticam essa dança. Promove disciplina, concentração, equilíbrio físico e emocional”, explicou.
Caso vire lei, a Semana Municipal do Balé Clássico vai contar com a realização de:
- I – solenidade de abertura com homenagens a personalidades do balé clássico;
- II – palestras, bate-papos e workshops sobre técnicas e metodologias do balé clássico;
- III – apresentações de balé clássico, realizadas por escolas de dança convidadas;
- IV – aulas e atividades voltadas para diferentes faixas etárias;
- V – noite de gala para encerramento do evento, com homenagens a artistas destacados.