Foi aprovada nessa terça-feira (4), pela Câmara dos Deputados, uma medida provisória (MP) que autoriza o pagamento de um salário mínimo por mês, durante 12 meses, a famílias de baixa renda atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). A seguir, a MP deve ser encaminhada para análise dos senadores.
A tragédia que aconteceu no dia 25 de janeiro deste ano, deixou mais de 245 mortos, além de 25 pessoas desaparecidas.
O valor previsto na MP editada em março pelo presidente Jair Bolsonaro era de R$ 600 por família, no entanto, durante a votação realizada nessa terça, os deputados decidiram ampliar o auxílio para um salário mínimo por família, ou seja, R$ 998.
O auxílio será disponibilizados a famílias que são e já eram beneficiárias do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada, na época do incidente, e para famílias que recebem o benefício Renda Mensal Vitalícia, pelo menos, desde março deste ano.
As famílias que são beneficiárias do Bolsa Família, receberão o auxílio por meio da Caixa Econômica Federal, já as beneficiárias do BPC ou da Renda Mensal Vitalícia, receberão por meio do INSS, que irá depositar a quantia nos bancos dos beneficiários.