Após sucessivas elevações, o Guaíba avança nesta quarta-feira (27) sobre o Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre. A medição mais recente aponta 2,94m, e o transbordamento ocorre mesmo faltando 6 centímetros para a cota de inundação na região. Todas as comportas estão fechadas na cidade. Elas começaram a ser ativadas na segunda-feira (25). A Orla do Guaíba está parcialmente interditada nos trechos 1 e 3. Além disso, os agendamentos dos equipamentos esportivos estão suspensos. Segundo a MetSul Meteorologia, o cenário somente ocorreu três vezes nos últimos 80 anos, em 1941, 1967 e 2015.
No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas e os agentes da Defesa Civil estão de prontidão para atendimentos de emergência e darão sequência às ações preventivas, nas áreas de risco.
Publicação da MetSul Meteorologia na rede social X, ao fim da manhã desta quarta-feira.
? AGORA | Cais do Centro de Porto Alegre é tomado pelas águas do Guaíba, o que somente ocorreu três vezes nos últimos 80 anos (1941, 1967 e 2015). Sistema de proteção de cheias com o Muro da Mauá protege o Centro da cidade da inundação. ? Juliana Monteiro
Com Correio do Povo