Segurança

Cai índice de acidentes com rede de energia elétrica

Cai índice de acidentes com rede de energia elétrica

O número de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo nos últimos anos. Desde que começou a fazer o monitoramento em 2001, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), revela queda gradual atingindo 26%. O percentual de ocorrência de maior gravidade com episódios fatais, caiu mais de 37% nos últimos 16 anos, sendo que só do ano passado para cá foi 9%.

Segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, a menor taxa de incidência revela o resultado de campanhas de conscientização que as distribuidoras tem feito junto à população. Este ano a décima primeira semana nacional da segurança, iniciada nesta segunda-feira, dia 24, pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas.

“Conscientização é um fator primordial para gente conseguir reduzir aqueles acidentes que dependem do comportamento do consumidor. E nós elegemos aí cinco causas como sendo as que tem maior influência da conscientização do consumidor: a construção e manutenção predial, ligações clandestinas, empinar pipa ou papagaio, instalações de antena de TV e poda de árvores”, explica Fonseca.

No total foram registrados pelas distribuidoras 773 acidentes em todo o país no último ano. Destes, em 240 houve morte das vítimas. No ano anterior haviam sido registrados 23 casos há mais.