Caxias do Sul

Cães policiais iniciam atuação no policiamento ostensivo do 12º BPM, em Caxias do Sul

Canil da unidade conta com uma equipe de 12 policiais altamente capacitados e 11 cães policiais

Cães policiais já estão pelas ruas de Caxias
Cães policiais já estão pelas ruas de Caxias (Fotos: Sd Joel Arrojo/Brigada Militar/Divulgação)


O 12º Batalhão de Polícia Militar, com sede Caxias do Sul, ganhou novos integrantes. Os cães policiais (k9), que são referências para os canis das demais Polícias Militares do país, passaram a fazer do policiamento ostensivo no maior município da Serra Gaúcha por meio da Patrulha K9.

Segundo o Comandante do 12º BPM, o Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas, a principal missão da Equipe do Canil é suplementar a modalidade de Policiamento Ostensivo em atividades de segurança pública.

“O emprego do cão na atividade policial militar, quer seja preventiva ou repressiva, otimiza recursos, reduz a utilização do uso da força diferenciada e diminui o risco de confrontos entre policiais e infratores”.

O Comandante acrescenta que o Caniel do 12º BPM conta ainda com cães que tem o faro como principal especialidade. “A intenção é ampliar o alcance da Brigada Militar no combate ao tráfico de drogas na cidade, utilizando os cães farejadores em diversos locais e horários já levantados pelo serviço de Inteligência do batalhão”.

Cães policiais já estão pelas ruas de Caxias (Fotos: Sd Joel Arrojo/Brigada Militar/Divulgação)

Há 16 anos atuando no Canil do 12º BPM, o Sargento Funck acrescenta que os cães desempenham um papel crucial em diversas ocorrências, como detecção de entorpecentes, operações de choque além de busca e captura. Atualmente, o Canil da unidade conta com uma equipe de 12 policiais altamente capacitados e 11 cães policiais das raças Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois e Rottweiler, que possuem, em média, quatro anos de idade. Os policiais militares têm especialização em áreas essenciais, como cinofilia, cinotecnia e treinamento de cães de guerra.

Na mesma linha, o Subcomandante do 12º BPM, Major Flori Chesani Júnior, destaca que o emprego tático do Canil do 12º BPM faz parte de uma série de ações e operações que estão sendo planejadas e executadas para alcançar melhor produtividade na atuação preventiva e visual da Brigada Militar em Caxias do Sul, com o fim de se evitar a ocorrência de crimes.

O oficial ainda falou que a equipe do Canil do 12º BPM também atua em atividades de proteção e integração com a comunidade escolar, transmitindo proteção e alegria para alunos, professores e funcionários. O Canil do 12ºBPM está lotado na 3ª Companhia Especial, que também conta com a Força Tática, a ROCAM e o Policiamento Montado.