Brasil

Butanvac, primeira vacina contra Covid-19 100% brasileira, pode ter dose única

Foto? CNN
Foto? CNN

De acordo com a CNN, em evento realizado na manhã desta sexta-feira no Instituto Butantan, o diretor da instituição, Dimas Covas, afirmou que a vacina Butanvac será desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe. De acordo com Covas, a nova vacina poderá imunizar a população com apenas uma dose. “É uma possibilidade. O fato de você ter uma melhor resposta imunológica permite utilizar apenas uma dose”.

“Estamos falando de uma segunda geração de vacinas (…) Aprendemos com as vacinas anteriores e sabemos o que é uma vacina boa contra a Covid. Será uma vacina mais imunogênica”, afirmou Dimas Covas.

A vacina Butanvac será desenvolvida a partir da modificação genética da estrutura básica do vírus que se expressa na proteína S. O Butantan avalia que a utilização da mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe pode baratear os custos de produção e aumentar o potencial de imunização.

O governo de São Paulo entrará com o pedido de desenvolvimento de estudo clínico junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na tarde desta sexta-feira para que os testes sejam realizados com voluntários a partir de abril.

O governador João Doria (PSDB) prevê a produção de 40 milhões de doses da Butanvac para vacinar a população a partir do mês de julho e cobrou celeridade da Anvisa na análise dos avanços clínicos do imunizante para que o cronograma previsto seja cumprido. Segundo o governo paulista, a produção da vacina terá início no mês que vem para garantir que sejam disponibilizadas rapidamente assim que o órgão regulador aprovar o seu uso.