Nesta quarta-feira, 8, após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3°BABM) resgatou uma cachorra, vítima de maus-tratos, no bairro Juventude da Enologia, em Bento Gonçalves.
No local, os policiais militares avistaram uma cachorra, de porte médio, com pelagem clara, com características da raça Pitbull. O animal já se encontrava em estado de caquexia – perda da massa muscular, com os ossos aparentes. O responsável pelo animal não estava no local durante a fiscalização.
A cadela foi resgatada e encaminhada para atendimento médico-veterinário em uma clinica parceira do 3º BABM. Uma médica veterinária atestou a situação de maus-tratos e o Projeto Salvando Vidas acolheu a cachorrinha para cuidados e auxílio na recuperação.
O tutor da cachorra já foi identificado e responderá pelo crime de maus-tratos aos animais, de acordo com a Lei Federal 14.064/20, que prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.