Polícia

Brigada Militar realiza formatura do curso nacional de formação de mentores do PROERD

Foto: BM
Foto: BM

Na tarde de sexta-feira (11/03), a Brigada Militar a Formatura de encerramento do Curso Nacional de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que aconteceu durante essa semana no município de Igrejinha. O curso capacitou 30 novos mentores do Programa para a Brigada Militar, além de outros seis para as Polícias Militares dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

O Proerd é um programa de promoção à qualidade de vida, uma das missões das polícias militares, desenvolvido com base na prevenção criminal contra a utilização de drogas lícitas e ilícitas. Baseado no programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), foi implementado na Brigada Militar no ano de 1998, portanto, já são mais de duas décadas da iniciativa no RS.Desde o início do Programa até o ano de 2021, já passaram pelo Proerd gaúcho mais de 1 milhão 420 mil crianças, adolescentes e pais, que interagiram com brigadianos e brigadianas instrutores nos mais diversos currículos (séries) nas quais as ações foram realizadas.

O Curso de Mentor qualifica muito o Programa e seu desenvolvimento, pois amplia a rede de facilitadores e mentores, aumentando a capilarização e melhorando a supervisão técnica, o que possibilita maior fidelidade às normas e padrões internacionais exigidos pelo D.A.R.E.. Um facilitador americano da entidade fará o acompanhamento remoto da capacitação, que terá 40 horas-aula de atividades teóricas e práticas de andragogia e do método certificado de avaliação do Proerd.

A equipe de capacitação é coordenada pelo tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, sendo composta, ainda, pelos majores Juliano André Amaral, Fabiano Henrique Dorneles, Karine Pires Soares Brum, Gyovanni Bortolini Machado, pelos tenentes Fabiano Brondani de Aquino e Edson Schneider Glassman, e pela pedagoga e sargento da reserva Sandra Maders. Terá, ainda, suporte capitão Nery da Polícia Militar de Minas Gerais e do pedagogo e sargento Gauss, da Polícia Militar de Santa Catarina.