Farroupilha

Brigada Militar implanta Patrulha Maria da Penha em Farroupilha

Brigada Militar implanta Patrulha Maria da Penha em Farroupilha

A partir desse mês de setembro a comunidade farroupilhense passa a contar com a Patrulha Maria da Penha. A patrulha foi implantada pelo 36º Batalhão de Polícia Militar (36°BPM) afim de diminuir os casos de violência doméstica no município e auxiliar as vítimas desse crime.

Equipe da BM já está atuando no município (Divulgação/BM)

Uma equipe da Brigada Militar, capacitada para executar ações do Programa de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar, fará visitas regulares em dias e horários diversos às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A Patrulha Maria da Penha realizará suas ações a partir do deferimento da medida protetiva de urgência pelo Poder Judiciário.

Será observado um roteiro de visitas, onde a quantidade de visitas irá variar de acordo com a gravidade do caso e do tempo de vigência da medida protetiva de urgência. A visita será feita com a máxima discrição possível, de forma a evitar constrangimento desnecessário sem expor a vítima, considerando que ela já está em uma situação de vulnerabilidade. A Patrulha Maria da Penha está composta por policiais militares, os quais estão habilitados e com perfil para compor a Patrulha. O objetivo além de aproximação da comunidade, é disponibilizar mais um serviço de proteção.

A Lei Maria da Penha propõe disponibilizar uma Rede de Proteção envolvendo diversos órgãos, como Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil, e a Brigada Militar. Farroupilha conta também com o apoio e trabalho da Coordenadoria da Mulher, localizada junto ao CEAC, a qual desenvolve um trabalho de assessoramento, assistência, apoio ás mulheres, integrando a rede aos serviços de atendimento envolvendo todas as politicas sociais públicas, bem como instituições privadas, com o intuito de proporcionar as mulheres vítimas de violência, risco e vulnerabilidade social, um acolhimento, bem como trabalhar a prevenção e combate a violência contra as mulheres.