Caxias do Sul

Brigada Militar identifica organizadores do "rolezinho de moto", em Caxias do Sul

Forças de Segurança vão realizar ações conjuntas nos próximos dias

Brigada Militar identifica organizadores do "rolezinho de moto", em Caxias do Sul
Brigada Militar identifica organizadores do "rolezinho de moto", em Caxias do Sul

A onda do “rolezinho de moto” que teve registros em diversas regiões do país, entre a noite de domingo (24) e a madrugada desta segunda-feira (25) também foi constatada na cidade de Caxias do Sul. O Comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas classifica a prática de manobras perigosas pelas ruas como criminosa e diz que a força do Estado deve ser sempre desproporcional ao crime.

“O motociclista é quem escolhe como deseja ser abordado. A Brigada Militar não hesitará em utilizar a legítima defesa a seu favor”, declarou o Comandante.

Durante a madrugada de Natal o telefone de emergência 190 da Brigada Militar recebeu diversas denúncias de direção perigosa e perturbação do sossego. Segundo o Comandante Vargas, quatro pessoas foram presas e 06 motocicletas foram guinchadas e apreendidas, além de várias multas aplicadas. Dentre os presos, três apresentavam antecedentes policiais. Para o Coronel, a prática não é típica, muito menos o volume de registros se comparado às demais demandas da cidade.

“É uma ação nova que necessita da ação forte do Estado para restauração e manutenção da Ordem Pública. O volume de veículos indica que foi um movimento orquestrado por meio de redes sociais, mas que de imediato foi dissuadido pela Brigada Militar” explicou.

Ainda de acordo com ele, os organizadores já estão identificados pelo Serviço de Inteligência da Brigada Militar e poderão responder pelos crimes de perturbação da ordem, direção perigosa, furto e veículo, receptação, entre outros.
Para o réveillon, no próximo domingo (31), o Coronel antecipa que a Brigada Militar irá intensificar as ações de dissuasão a esse tipo de desordem.

“Pretendemos contar com o apoio da Fiscalização Municipal de Trânsito para otimizar a confecção dos Autos de Infração de Trânsito, o que nos permite focalizar nas abordagens em busca de drogas, armas, foragidos e veículos furtados/roubados”, revela o Comandante.

Forças de segurança vão atuar em conjunto para combater este tipo de delito

“Ainda vamos cruzar dados das Inteligências da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Rodoviária para identificação dos demais envolvidos nesse movimento e prisão de criminosos que se valem do anonimato para prática de crimes. Isso vai repercutir ao longo da semana e visa retrair esse tipo de evento” destacou o Coronel Vargas.