O curso de formação de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou, na tarde desta sexta-feira (06) 32 novos policiais que irão atuar em 26 municípios do Rio Grande do Sul. O curso teve início no dia 25 de novembro e teve como cidade sede Farroupilha. O local escolhido para a capacitação foi o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A solenidade de formatura ocorreu no auditório do Sindilojas.
O coordenador do curso, major Juliano Amaral comentou a importância de capacitar esses soldados que futuramente estarão auxiliando muitas crianças no combate a drogadição.
“Chegamos a este momento bacana da formatura com alegria e contentamento pelo trabalho realizado. O balanço é que tivemos exito absoluto. Todo o currículo metodológico foi cumprido, todos os policiais conquistaram a certificação teórica e prática do curso. Este curso é fantástico porque o Proerd qualifica os policiais para trabalhar com crianças, então precisamos adaptar a linguagem para este público. Os 32 policiais que saem daqui formados, com certeza farão um grande trabalho em sua cidade” disse.
A Brigada Militar tem hoje cerca de 500 policiais capacitados para realizar os cursos do Proerd em todo o Estado. O objetivo é conscientizar sobre os malefícios do uso de entorpecentes e a violência que decorre a partir da utilização destas substâncias.
Ainda conforme Amaral, em 2020 serão mais três cursos de capacitação de policiais e Farroupilha já se colocou a disposição para sediar novamente as aulas.