Cidades

Brigada Militar flagra 10 mil metros quadrados de desmatamento, em Serafina Corrêa

Os agentes policiais conduziam uma operação de fiscalização ambiental com o uso de um drone quando o fato foi constatado

Brigada Militar flagra 10 mil metros quadrados de desmatamento, em Serafina Corrêa
Foto: Comunicação Social do 3º BABM

Nesta quarta-feira, 15, o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM) identificou um caso de destruição de vegetação nativa em uma área do interior do município de Serafina Corrêa.

Por meio do emprego de um drone, os agentes policiais conduziam uma operação de fiscalização ambiental quando se depararam, em uma propriedade rural, com a supressão de vegetação nativa pertencente ao bioma Mata Atlântica, em uma área total de 10.000 metros quadrados.

O responsável pela propriedade não detinha autorização dos órgãos ambientais competentes para a intervenção, o que resultou na elaboração de um Boletim de Ocorrência Policial em virtude do crime ambiental constatado.

A utilização de aeronaves remotamente pilotadas (RPA), também conhecidas como drones, possibilita a vigilância em tempo real de extensas áreas, identificando práticas ilegais como desmatamento, extração mineral, poluição, caça e pesca predatória. As imagens e vídeos captados por esses drones constituem evidências legais fundamentais para comprovar danos ou a ocorrência de crimes ambientais.