O balanço final da atuação da Brigada Militar no 2º turno das eleições municipais de 2020 evidencia a tranquilidade do pleito. Ao todo, foram atendidas 21 ocorrências eleitorais nas cinco cidades (Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas). Foram 120 pessoas suspeitas abordadas e um veículo foi fiscalizado. Nenhuma ocorrência envolvendo os(as) candidatos(as) que disputam o pleito foi registrada.
Foram presas seis pessoas por boca de urna, uma por desacato e duas por desobediência, sendo que nenhuma delas resultou em Auto de Prisão em Flagrante, sendo lavrados apenas sete Termos Circunstanciados.
Os Termos Circunstanciados foram realizados para cinco homens, nas cidades de Canoas: sendo dois por boca de urna e dois por desobediência, e Caxias do Sul um por desacato. E, por boca de urna para quatro mulheres nas cidades de Canoas e Porto Alegre.
A Brigada Militar empregou mais de 2.000 PMs e 606 viaturas exclusivamente para as #Eleições2020. A Instituição atuou nas cinco cidades do Estado onde acontece o 2º turno para garantir a tranquilidade e segurança durante o pleito eleitoral, em conjunto com as demais vinculadas da SSP (PC, IGP e CBMRS) além da PF, PRF e ABIN, assegurando a democracia plena e segue atuando nos eventos correlatos e nos locais envolvidos nas apurações e também após a divulgação dos resultados para garantir a segurança nos atos finais da eleição 2020.
Fonte: BM / Divulgação