Por conta do grande número de registros de extorsão que vem ocorrendo recentemente em Bento Gonçalves, a Brigada Militar (BM) repassou orientações de como a população deve lidar com o problema caso seja uma vítima do mesmo.
De acordo com as informações, essa nova modalidade do golpe consiste em ameaçar as pessoas por meio de telefonemas ou através do WhatsApp, focando principalmente em proprietários de estabelecimentos comerciais. As ameaças são repassadas através de vídeos e áudios com conteúdos ameaçadores, onde os bandidos prometem ofender a integridade física ou depredar os bens materiais das pessoas caso não ocorra a colaboração por parte da vítima.
Por conta disso, a reportagem do Grupo RSCOM conversou com o Tenente-Coronel Luiz Fernando Becker, que repassou orientações de como agir caso seja vítima de extorsão. “Desde o ano passado tivemos um aumento muito significativo nos casos de estelionato não só no município de Bento Gonçalves, mas como em vários locais. Nós tivemos diversas formas de atuação por parte da criminalidade, desde golpes através de redes sociais, até com recuperação de cartões de crédito, e também tem a questão da extorsão vinculado às organizações criminosas. […] É importante a pessoa não entrar direto nesse temor que é causado por esse tipo de estelionato. Eles criam uma sensação de medo para justamente tentar extorquir os valores. Claro que de 100 ligações, se uma der certo já valeu a pena para eles. Então a população deve se atentar muito nesse sentido de não acreditar em qualquer mensagem ou ligação que receba e acionar as entidades de segurança pública”, destacou.
A Brigada Militar orienta que, ao receber qualquer tipo de ligação anormal, as pessoas tomem as seguintes providências:
- Manter a calma;
- Não repassar qualquer informação pessoal ou de sua empresa;
- Não realizar qualquer transferência ou depósito;
- Acionar, imediatamente, o telefone de emergência (190);
- Realizar o registro policial.