Bento Gonçalves

Brigada Militar de Bento Gonçalves apresenta balanço de ações e crimes em 2021

Imagem: Günther / RSCOM
Imagem: Günther / RSCOM

Na manhã desta sexta-feira (07), a Brigada Militar de Bento Gonçalves, que atua através do 3º Batalhão de Áreas Turísticas, realizou coletiva de imprensa para demonstrar os números de ações, produtividade e da criminalidade em 2021. Na ocasião, os agentes utilizaram como comparativo os registros do ano passado e também de 2020.

Região abrangida pelo 3ºBPAT

Crimes como roubo a comércio, veículo e pedestres, recuperação de veículos e homicídios estiveram em pauta para análise. Primeiramente, a Brigada Militar expôs os números referentes a  delitos registrados dentro dos 25 municípios que o 3ºBPAT compreende.

Roubo a estabelecimentos comerciais tiveram uma redução de quase 40% em 2021, quando comparado a 2020. De 48, os casos caíram para 29 no ano passado. Roubo de veículos e residências também apresentaram queda de 33% e 21%, respectivamente. Os casos de homicídios foram na contramão e apresentaram, em toda região, uma alta no ano de 2021. Ao todo, foram 74 casos, o que representa uma taxa 17,4% maior do que os 63 de 2020.

Em relação a produtividade, o 3ºBPAT apreendeu 124kg de drogas, prendeu 2.307 pessoas, apreendeu 127 armas e, ao longo do ano, abordou mais de 66.660 pessoas.

Bento Gonçalves

Na Capital da Uva e do Vinho, a Brigada Militar apresentou boas taxas de redução em alguns crimes. Os homicídios, seguindo o que foi observado em toda região, tiveram alta. Entretanto, Bento Gonçalves teve a escalada dos crimes contra vida ainda mais alta, com um salto de 25 casos em 2020 para 38 em 2021. Expondo assim uma elevação de 52%

Os roubos a pedestre também chamam a atenção. A alta de 2021 chegou aos 103%. Em 2020 foram 58 casos e, em 2021, 118. Indo no outro sentido, roubos de veículos e a comércios tiveram quedas de 62% e 21% respectivamente. As recuperações de veículos aumentaram de 86 para 118 nos dois períodos.

Da produtividade, os policiais da Brigada Militar de Bento Gonçalves apreenderam 82kg de drogas, efetuaram 730 prisões, apreenderam 67 armas e abordaram mais de 16.220 pessoas.

Ações

Ao longo de 2021, a Brigada Militar realizou diversas ações em conjunto com outras forças de segurança. Além de operações junto da Polícia Civil, o 3ºBPAT contou com o apoio do 4º Batalhão de Choque de Caxias do Sul (4ºBPChoque) e, também, das Patrulhas Especiais (PATRES).

Foram deflagradas operações como a “Shut Up” em Nova Prata, que apreendeu revólveres, espingarda, drogas, munições e dinheiro. Ações sem Bento Gonçalves que resultaram na apreensão de celulares, armas, entorpecentes e cartuchos intactos.

Junto da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM), houveram prisões e ações. Em Bento Gonçalves, em especial, pois a Brigada Militar da cidade conta com a Patrulha Maria da Penha. Inclusive, através destas forças policiais que foi possível deter um estuprador no bairro Botafogo, no mês de agosto. 

Investimentos

O 3ºBPAT também pôde melhorar sua estrutura ao longo do ano. Através de recursos provenientes do PISEG (Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública), a Brigada Militar conseguiu adquirir novas armas, viaturas e, também, dar inicio a construção do novo prédio que sediará a Força Tática, em Bento Gonçalves.