Caxias do Sul

Brigada de Emergência da Unimed Nordeste-RS garante a segurança de duas mil pessoas que circulam diariamente pelo Complexo Hospitalar

Instituição conta com 209 brigadistas distribuídos em todos os setores e turnos

Brigada de Emergência da Unimed Nordeste-RS garante a segurança de duas mil pessoas que circulam diariamente pelo Complexo Hospitalar
Foto: Unimed Nordeste-RS/ Divulgação

Um simulado de incêndio promoveu à Brigada de Emergência da Unimed Nordeste-RS, bem como a demais colaboradores da cooperativa, uma oportunidade prática de capacitação. O treinamento, que ocorreu no Complexo Hospitalar Unimed na última semana, teve apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul e não interferiu no atendimento prestado pelo hospital.

Desenvolvido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unimed Nordeste-RS, o simulado mobilizou as equipes de combate, primeiros socorros, abandono (evacuação) e apoio/orientação. Na ocasião, todos os colaboradores localizados no 3º andar do Bloco B foram evacuados para o estacionamento no subsolo (ponto de encontro externo). Os brigadistas enfrentaram cenários de combate a um princípio de incêndio, com incidência de fumaça, e de atendimento a primeiros socorros em três vítimas.

Por caracterizar um simulado de nível 1, o treinamento da última semana foi acompanhado por uma equipe de orientação, que auxiliou na condução da atividade, mas sem interferir na tomada de decisões e no socorro prestado. Ao longo de cada etapa, especialistas em Segurança do Trabalho avaliavam critérios como disparo do alarme, organização, tempo de chegada da brigada ao ponto de encontro e das vítimas à triagem, distribuição correta das tarefas e uso de equipamento de proteção individual (EPI) e de outros materiais de segurança.

Conforme o SESMT da Unimed Nordeste-RS, as simulações auxiliam no aprendizado, na identificação de oportunidades e na correção de ações, contribuindo para o desenvolvimento do plano de emergência e aprimorando as medidas de controle e prevenção existentes na cooperativa. Além de capacitar os brigadistas, essa forma de treinamento orienta os colaboradores a respeito da conduta a ser seguida em caso de evacuação das instalações do Complexo Hospitalar.

A realização deste exercício desempenha um papel crucial no aprimoramento das habilidades das equipes de brigadistas, fortalecendo sua capacidade de garantir a segurança integral dos pacientes, clientes, médicos e funcionários do Complexo Hospitalar. A dedicação demonstrada por todos os envolvidos neste treinamento reforça nosso compromisso inabalável com a segurança de todos os presentes nas instalações da Unimed Nordeste-RS”, resume Carolina Lucena de Rezende, coordenadora do SESMT e da Brigada de Emergência.

Criada em 2014, a Brigada de Emergência da Unimed Nordeste-RS totaliza hoje 277 colaboradores brigadistas, sendo 209 localizados apenas no Complexo Hospitalar, em todos os setores e turnos. Conforme estima o SESMT da cooperativa médica, entre 1.800 e 2.000 pessoas circulam no Complexo Hospitalar todos os dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed

 

 

Leia também: Unimed Nordeste-RS inaugura serviço próprio de Onco-Hematologia

A Unimed Nordeste-RS inaugurou serviço próprio de Onco-Hematologia na noite desta quarta-feira (08) em Caxias do Sul. A inauguração ocorreu no Bloco A do complexo hospitalar. A nova estrutura ocupa o 7º e 6º andares e foi projetada para o tratamento especializado e exclusivo de pacientes onco-hematológicos com o objetivo de ser uma referência na região em tecnologia e atendimento humanizado. O descerramento da fita contou com benção do bispo diocesano Dom José Gislon.

Com 18 boxes de aplicação de medicamentos, unidades privativas para infusão e seis leitos de internação adultos, além de cinco leitos pediátricos, o serviço tem capacidade para atender simultaneamente até 29 pessoas, totalizando cerca de 60 atendimentos diários. Entre outros diferenciais da unidade estão soluções como o resfriamento capilar, que contribui para a redução da queda de cabelo em virtude do tratamento quimioterápico, auxiliando na autoestima e bem-estar dos pacientes.