Brasil

Brasil tem 156,4 milhões de pessoas aptas para votar na Eleição 2022

Candidatos ao 2º turno não poderão ser presos a partir de sábado
Foto: MOURÃO PANDA/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO


O Senado Federal apontou que para o pleito deste domingo (02), o Brasil tem um número recorde de pessoas aptas a votar. Ao todo, são 156,4 milhões de eleitores regularizados. São 9,1 milhões a mais que 2018.

As Eleições 2022 tem o maior contingente da história do Brasil e, na oportunidade, a população escolherá quem serão os Deputados Estaduais, Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República.

Documentos necessários para votar

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

O que é permitido e o que é proibido no dia da Eleição

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Pode votar de bermuda, regata e chinelo, o TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens. Inclusive, é permitido votar com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol.

Mas fique atento, porque é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes. Na hora de acessar à Cabine de Votação é proibido levar o celular. O eleitor deve deixar o telefone na mesa após identificação junto ao mesário.

Grupo RSCOM fará a cobertura das Eleições 2022

Neste domingo (02), os brasileiros irão às urnas para escolher seus novos representantes em diversas esferas da política nacional. O Grupo RSCOM fará a cobertura completa através do Portal Leouve e das rádios VivaSerrana e Amizade.