Com a vitória por 89 a 77 contra Costa do Marfim, o Brasil garantiu, nesta quarta-feira (30), sua classificação à segunda fase da Copa do Mundo de Basquete. A seleção brasileira, treinador Gustavo De Conti conseguiu duas vitórias na primeira fase. Além de derrotar os africanos, venceu o Irã. A única derrota até aqui no mundial foi para a Espanha. Dessa forma, o país ficou em segundo lugar no Grupo G. A competição está sendo disputada na Indonésia.
Na segunda fase da Copa do Mundo de Basquete, tanto Brasil como Espanha enfrentarão Canadá e Letônia, que foram as duas melhores equipes do Grupo H. Apenas as duas melhores seleções avançarão para as quartas de final. Vale lembrar que os jogos da primeira fase são agregados com o da segunda na pontuação geral.
O próximo compromisso do Brasil na Copa do Mundo de Basquete será na sexta-feira (1º) contra o Canadá. No domingo (3), enfrentará a Letônia.
O Brasil também busca, por meio do mundial, garantir sua vaga nas Olimpíadas de Paris. Para isso, será preciso ficar entre as duas melhores seleções das Américas. O atual torneio também reúne Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana. A última participação brasileira em Jogos Olímpicos ocorreu na Rio-2016, quando foi a sede da competição.
Vale lembrar que a seleção brasileira é bicampeã mundial, tendo vencido as edições de 1954 e 1963.