Brasil

Brasil leva ouro e 3 pratas na Copa do Mundo de Ginástica Artística

Jade Barbosa foi a melhor no solo levando o outro. As pratas ficaram para Rebeca Andrade nas barras assimétricas, Flávia Saraiva na trave e Diogo Soares na barra fixa

Essa competição é crucial na busca por vagas olímpicas para os Jogos de Paris - (Foto: Divulgação Time Brasil)
Essa competição é crucial na busca por vagas olímpicas para os Jogos de Paris - (Foto: Divulgação Time Brasil)

A menos de quatro meses da Olimpíada de Paris, o Brasil brilhou na etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística em Antalya, Turquia, conquistando quatro medalhas no domingo (31): um ouro e três pratas. A carioca Jade Barbosa levou o ouro no solo, apresentando uma rotina ao som da música “Baby One More Time”, de Britney Spears.

Além do ouro de Jade, o Brasil também garantiu três medalhas de prata com Rebeca Andrade nas barras assimétricas, Flávia Saraiva na trave e Diogo Soares na barra fixa. Essa competição é crucial na busca por vagas olímpicas para os Jogos de Paris. Até o momento, apenas Diogo Soares e a equipe feminina brasileira – composta por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares – têm presença confirmada nos Jogos Olímpicos.

No último dia de competições, Jade arrebatou o público em Antalya, ao garantir o ouro na apresentação no solo, com nota 13.833. As francesas Morgane Osyssek-Remmer (13.667) e Mélanie de Jesus Santos (13.600) ficaram, respectivamente, com a prata e o bronze.

— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) March 31, 2024

Antes, a campeã olímpica no salto, Rebeca Andrade se destacou hoje nas barras assimétricas. Nascida em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, Rebeca conquistou a prata com a nota 14.067, ficando atrás da francesa Mélanie de Jesus dos Santos (14.567), que levou o ouro. O bronze ficou com a britânica Georgia-Mae Fenton (13.767). A carioca Lorrane Oliveira também disputou a final, mas ficou fora do pódio com a nota 13.600.

A carioca Flavinha Saraiva também brilhou com prata na trave, com a nota 14.000. A campeã foi a chinesa Sun Xinyi (14.267) e a taiwanesa Yang Ko-Wen (13.300) levou o bronze.

Já com a vaga carimbada para Paris 2024, o paulista Diogo Soares foi vice-campeão nas barras fixas ao obter a nota 13.800. O ouro ficou com o espanhol Joel Plata (14.000) e o bronze com o turco Mert Efe Kilicer (13.700).

*Via Correio do Povo