Trânsito

BR-386, em Lajeado, terá alterações por conta de obras a partir da terça-feira (13)

Rodovia passa por duplicação

Obras de duplicação modificam o fluxo da rodovia (Foto: Reprodução)
Obras de duplicação modificam o fluxo da rodovia (Foto: Reprodução)

A CCR ViaSul informou que o tráfego na BR-386, em Lajeado, terá alterações a partir de terça-feira (13), em virtude de obras na via. O trecho fica localizado no bairro Conventos, entre os quilômetros 339 e 341.

A BR-386 passa, atualmente, por obras de duplicação. Os trabalhos exigem, atualmente implantação de galeria de drenagem. Para causar menos impacto no tráfego, os desvios foram divididos em dois momentos.

O primeiro se dará na pista norte (sentido Carazinho), onde os veículos irão acessar a nova via marginal, seguindo pela mesma até o quilômetro 33, onde retornam à BR-386, e na pista sul (sentido Porto Alegre), onde os veículos continuarão seguindo pela BR-386 até o quilômetro 339, quando será feito o estreitamento da pista e o tráfego fluirá somente pela faixa Norte (em pista simples), devido ao bloqueio da faixa Sul, seguindo até a altura do km 341, retornando ao fluxo normal da rodovia.

Na segunda etapa de desvios, os veículos da pista norte seguem utilizando o desvio já implantado, informado anteriormente. Já na pista sul, continuarão segundo pela BR-386 até o quilômetro 339, quando será feito o reordenamento do tráfego para a faixa da nova pista duplicada no sentido sul, retornando à pista já existente da BR-386 no quilômetro 341.

De acordo com a CCR ViaSul, todas as intervenções estão previstas para serem concluídas em até 45 dias. A empresa destaca, ainda, que a sinalização nos locais será reforçada.

Duplicação

A duplicação da BR-386 abrange trecho de 20,3 quilômetros. No local, serão construídos, ainda, 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.

Ainda, haverá a implantação de novos dispositivos de segurança, como 50 km de defensa metálica, 9 km de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.