O 5º Batalhão dos Bombeiros Militares de Caxias do Sul realizou o resgate de um caminhoneiro nesta sexta-feira (21), no interior de Caxias do Sul. Por volta do 12h, um caminhão que trafegava na localidade de São Maximiliano, em Santa Lúcia do Pia, saiu da pista, bateu e ficou pendurado, preso apenas em uma árvore na beira de um penhasco.
O acidente aconteceu em uma das curvas da estrada que liga Caxias do Sul a cidade de Nova Petrópolis. Conforme informações de testemunhas, o condutor do caminhão estilo baú, carregando dois cavalos, teria perdido os freios e acabou saindo da estrada.
De acordo com informações dos bombeiros, o resgate, considerado de risco, durou cerca de três horas em razão da dificuldade de acesso ao local, onde o motorista estava preso nas ferragens da cabine do caminhão, já que o veículo estava sustentado apenas por uma árvore com o risco de cair em um penhasco de mais de 30 metros de altura.
Antes de iniciar o salvamento, os bombeiros precisaram fazer uma operação de ancoragem do caminhão, utilizando tratores e outros veículos para evitar que o caminhão despencasse no precipício durante o resgate, ou em caso de deslocamento, a cabine poderia esmagar a vítima que estava presa nas ferragens.
Duas equipes com cinco bombeiros, um enfermeiro do Samu e três voluntários de Nova Petrópolis trabalharam no salvamento.
A vítima, um homem de 57 anos que não teve identidade divulgada, foi resgatada com várias escoriações nas pernas e levado para atendimento na UPA Zona Norte.
Um dos cavalos que estava sendo transportado morreu em decorrência do choque durante o acidente, já o outro cavalo foi resgatado com vida e devolvido para o proprietário.