Após o trágico acidente que vitimou um garoto de apenas 3 anos de idade, nesta semana, na Vila Esperança, em Farroupilha. A reportagem do Portal Leouve procurou ouvir o Corpo de Bombeiros para repassar dicas de cuidados com as crianças dentro de casa e também no pátio das residências.
Na ocasião, o menino Guilherme Giovani Pereira Alves, caiu de um muro de cerca de quatro metros de altura. A família chegou a levar ele até o Hospital São Carlos, mas ele não resistiu e faleceu devido a um traumatismo craniano.
De acordo com o sargento Everaldo Vaz de Oliveira, o Corpo de Bombeiros pede as pessoas que tenham crianças pequenas em casa o cuidado de observar situações como a que ocorreu no acidente, como muros ou desníveis de terreno.
Ele também lembrou que, devido a estes desníveis com os terrenos, muitas casas possuem escadas para o seu acesso. Nestes locais, é importante que haja o guarda corpo e corrimões para evitar as quedas dos pequenos.
Outro ponto que merece a atenção é o pátio, onde pode haver quinas desprotegidas com ferros que podem causar perfurações. O sargento comenta a necessidade de manter o lugar sempre limpo.
Dados apontam que a queda é o maior caso de atendimento em crianças realizado pelo Corpo de Bombeiros de Farroupilha. O alerta é feito já que, dependendo do tamanho e idade da criança, uma queda da própria altura já pode ser fatal.
Os pais ainda precisam ter cuidados com tomadas desprotegidas, produtos de limpeza e inflamáveis, além do álcool gel, presente devido a pandemia, que devem ser mantidos em um local alto, para evitar o fácil acesso das crianças, que podem acabar ingerindo o produto. Em casos de acidente desta natureza, o procedimento é levar a criança imediatamente para atendimento médico.
Ouça as dicas dadas pelo sargento Everaldo Vaz de Oliveira.