Bento Gonçalves

Bombeiros de Bento Gonçalves são destaque em exercício entre corporações

Quatro bombeiros representaram a cidade em atividade nesta quinta-feira (01)

Bombeiros
Imagem: Günther / Grupo RSCOM

O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar precisa de velocidade e excelência diariamente, afinal, vidas dependem das ações. Sejam incêndios, acidentes veiculares ou outras urgências, a corporação deve atender rapidamente os chamados. Para poder executar as atividades com alta qualidade e rapidez, treinamentos são realizados constantemente em todos as unidades do CBM espalhadas pelo Brasil. Em Bento Gonçalves e região não é diferente. Os bombeiros praticam manobras e exercícios que simulam as ocorrências para poder atender de forma rápida e com alta qualidade.

Percebendo os esforços dos agentes, o major Müller Batista e o capitão Gustavo Kist desenvolveram o concurso interno “Bombeiro Destaque”. O projeto contou com provas que selecionaram 12 militares em Bento, Farroupilha e Veranópolis. Durante a quinta-feira (01) ocorreu no Centro de Treinamentos do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, no bairro Salgado, a final da competição. Agentes das três cidades se reuniram para realizar dois exercícios em uma disputa saudável entre as unidades.

A intenção foi a melhor possível, que foi estimular a competição, estimular o desenvolvimento dos nossos soldados e sargentos para prestar um serviço melhor ainda à população que tanto confia em nós” comenta o capitão Kist.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, major Batista, ressaltou a importância de motivar as equipes a estarem sempre treinando uma vez que somente Bento, Farroupilha e Veranópolis atendem a um total de 26 municípios. “Nós buscamos incentivar os nossos militares a estar sempre treinando, sempre se qualificando, buscando cada vez aperfeiçoar as técnicas e a forma de equipar de forma mais ágil para dar uma resposta melhor à comunidade.”

Avaliações

Para avaliar os agentes foram realizados exercícios e avaliações referentes as necessidades cotidianas dos bombeiros na realização do trabalho. Desde corrida até a velocidade com que a equipe se posiciona para iniciar um trabalho de controle de chamas em um incêndio. O Capitão Kist também destacou que foi avaliado o comportamento dos militares.

Fizemos provas embasadas na avaliação do comportamento dos militares. Avaliamos também o teste de aptidão física, tendo em vista que é absolutamente necessário para o desempenho da nossa atividade que o militar esteja muito bem fisicamente. Esse teste é composto por barras, flexões, abdominais, corrida. E também fizemos a avaliação das atividades típicas de bombeiro, compostas por equipagem completa com o seu EPI, utilizando inclusive o equipamento de proteção respiratória. E também o que nós denominamos de bomba armar, que nada mais é do que a atividade do momento da chegada da viatura [na ocorrência]”.

Exercícios

Na quinta-feira (01), três equipes compostas por quatro militares cada estiveram no Centro de Treinamentos no bairro Salgado. Os agentes foram separados pela cidade que atuam, sendo um grupo de Bento Gonçalves, outro de Veranópolis e, o terceiro, de Farroupilha.

No primeiro exercício, cada bombeiros deveria vestir o equipamento para atendimento de ocorrência. O vencedor seria o agente que conseguisse por todo EPI mais rapidamente e sem erros (avaliados pelo capitão Kist e major Batista). O destaque desta prova foi o soldado Barreto da corporação de Bento, que vestiu todo traje em 55 segundos sem erros, recebendo avaliação máxima.

Questionado sobre a velocidade, o soldado exaltou a importância do treinamento que, posteriormente, reflete na velocidade de atendimento aos chamados. “Nós que prestamos um serviço à comunidade, o tempo resposta é algo essencial no nosso nosso dia a dia. Então treinamos sempre quando possível para prestar esse atendimento com eficácia e agilidade para sociedade. Essas competições que a Companhia está fazendo é interessante pois incentiva o pessoal a praticar mais, treinar mais e quanto mais a gente treina, mais aperfeiçoa e melhor a gente fica” afirma.

O segundo teste do dia foi o “bomba armar”, que consiste em uma corrida contra o relógio para colocar a mangueira no caminhão, realizar o posicionamento da equipe e começar o trabalho de combate ao incêndio. Diferentemente da prática anterior, esta foi feita em grupo. Os oficiais de Bento Gonçalves novamente tiveram destaque na realização da atividade.

Resultado

A equipe de Bento Gonçalves foi a vencedora do “Bombeiro Destaque” e teve como agente premiado com uma faca estilo “Rambo” o sargento Carvalho, da equipe da Capital do Vinho.

Futuro do projeto

Após uma adesão das corporações de Bento Gonçalves, Farroupilha e Veranópolis, o major Batista afirmou que já trabalha com a possibilidade de no próximo ano realizar a segunda edição. O objetivo é fazer uma competição maior, com mais cidades participantes e provas sendo realizadas.

Nosso objetivo para o próximo ano é ampliar em nível do batalhão e conseguir novas provas. E cada vez a gente buscar a incentivar e fortalecer esse espírito de cada vez evoluir e cada vez melhorar e de cada vez fazer o melhor” afirma.

 

[su_youtube_advanced url=”https://youtu.be/0lVs7Wmpkf0″]